A identificação digital de consumidores se tornou uma realidade para várias empresas. Com a transformação digital, o gerenciamento de informações em meios digitais passou a ser uma realidade para vários negócios.
Justamente por isso empreendimentos estão investindo em meios para tornar essa rotina mais segura, robusta e confiável. Com o apoio de estratégias de identificação de riscos, como a KYC, e a tecnologia a companhia pode avaliar melhor os fatores que podem levar prejuízos ao realizar uma venda e, com isso, garantir receitas com mais segurança.
Quer saber mais sobre o tema e como a tecnologia pode contribuir para o sucesso das rotinas de gestão de dados de clientes? Então veja o post abaixo!
Por que empresas devem investir em tecnologia para identificar clientes?
A tecnologia trouxe benefícios para negócios em vários setores. Nas rotinas relacionadas à gestão de risco e compliance não é diferente: com a tecnologia da informação, empresas podem avaliar de modo mais abrangente os riscos de cada operação, com agilidade e segurança, mantendo uma boa experiência para o usuário.
Isso auxilia a empresa a ter mais sucesso em médio e longo prazo, especialmente em um cenário em que os negócios dependem de meios digitais para serem realizados. A tecnologia será empregada para auxiliar gestores a solucionarem dúvidas, tomarem decisões com mais agilidade, integrarem times e automatizar atividades críticas. Assim, a empresa poderá ter mais agilidade e capacidade de atender as demandas do mercado.
Quais as vantagens de automatizar os processos de KYC?
O processo de KYC é essencial para que empresas possam evitar fraudes. Obrigatória por lei, essa atividade reduz as chances de a companhia ser vítima de fraudes, além de dar mais segurança para as suas escolhas.
Integrado com a tecnologia, esse processo pode ser muito mais eficaz. Entre os principais benefícios que a automatização dos processos de identificação de clientes traz para a empresa, nós podemos apontar:
- mais escalabilidade: a empresa conseguirá lidar melhor com a expansão das suas operações sem comprometer a sua performance;
- cumprimento facilitado de normas legais: ficará mais fácil para o gestor gerir dados e aplicar mecanismos de segurança;
- mais flexibilidade operacional: o KYC poderá ser utilizado em vários locais caso a ferramenta esteja integrada com a nuvem;
- aumento da integração entre equipes: a troca de dados será mais simples e segura;
- redução do número de erros operacionais: sendo automatizado, o negócio poderá evitar problemas causados quando o processo é manual.
Como uma empresa parceira pode ajudar a automatizar o processo de KYC?
A identificação de clientes e a gestão de dados de risco sobre o consumidor do negócio é algo crítico para qualquer empresa. Saber como o seu consumidor se comporta, os riscos que estão envolvidos em cada operação comercial e a integridade das informações fornecidas auxilia a empresa a evitar prejuízos e até mesmo problemas legais.
Para tornar esse processo automatizado, o negócio pode contar com o apoio de uma empresa parceira, como a Simply,capaz de auxiliar a sua empresa na automação dos processos de cadastro, onboarding e formalização.
Uma vez que os processos passaram a ser complementados pela tecnologia, a identificação digital de consumidores passou a ser uma realidade de várias empresas como Bancos tradicionais e digitais, seguradoras, câmbio e Fintechs. Portanto, investir em estratégias como a KYC, que auxilia o negócio a ter uma visão completa sobre a operação e o cliente, deve ser considerado uma prioridade para qualquer empresa. Afinal de contas, evitar prejuízos é algo chave para ter sucesso.
Gostou da nossa dica? Então entre em contato conosco e saiba como utilizar a nossa ferramenta para evitar problemas com dados de clientes!