O onboarding digital nas instituições financeiras é um dos temas mais debatidos atualmente. Esse conceito está revolucionando o setor, à medida que passa a ser feito de forma totalmente digital, gerando mais eficiência e segurança.
Nesse artigo vamos falar sobre o conceito de onboarding, demonstrando de que forma ele é relevante para as instituições financeiras. Apresentaremos também alguns dados de mercado, que ajudam a entender o impacto da digitalização desse processo.
Onboarding: conceito e importância
O onboarding é o conceito que define o processo de captura de clientes para produtos e serviços de uma determinada empresa. O onboarding digital é a transformação digital desse processo com a aplicação de tecnologias nesse processo, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, desde a captura de informações até a análise completa dos dados e documentos.
O crescimento do onboarding digital, realizado de forma automatizada, se deve a dois fatores em especial. Um deles é o avanço da inovação e transformação digital no mundo todo, criando novas oportunidades de mercado.
O segundo fator é a pandemia do COVID-19, que está acelerando as transformações em curso devido às medidas de distanciamento social e até mesmo lockdown que foram implementadas em diversos países.
Essas medidas estão contribuindo para uma mudança significativa no perfil de consumo. Os consumidores estão em busca de soluções digitais e compatíveis com as circunstâncias do mundo moderno.
Um processo em expansão
Apesar de o onboarding digital nas instituições financeiras já ser uma realidade, a tendência é que essa ferramenta seja adotada cada vez mais. A adesão é motivada pela relevância do conceito e necessidade de adequação ao mercado.
As pessoas estão realizando transações online com uma frequência impressionante. Estima-se que o crescimento dos pagamentos online será de 12,7% ao ano, com 726 bilhões de transações anuais até o final de 2020.
Eventos como a pandemia do COVID-19 apenas reforçam a transformação digital em curso no mundo todo. Nesse cenário, o a digitalização desse processo nas instituições financeiras permite o cadastro de novos clientes de forma automatizada, digital e muito mais segura.
Mais do que criar mecanismos que permitam integrar novos clientes, as empresas devem implementar estratégias para identificar esses clientes, checar e verificar os riscos de fraudes.
Quer saber como melhorar a experiência do seu cliente durante o onboarding digital? Baixe este ebook e veja detalhes do processo e os passos indicados para a criação de experiências de sucesso.
Tecnologias em ascensão
Ao mesmo tempo em que os hábitos de consumo estão mudando, as tecnologias também estão evoluindo. Atualmente existem diversos sistemas de identificação digitais, personalizáveis e com excelentes resultados.
Nesse sentido, o onboarding digital nas instituições financeiras deixará de ser uma opção, passando a ser um recurso necessário para que as empresas do segmento consigam captar clientes e manter a sua competitividade.
As tecnologias atuais permitem que as instituições financeiras reconheçam novos clientes, garantindo, de forma paralela, a integridade dos dados, o que está em sintonia com as obrigações relacionadas à segurança e prevenção de riscos.
Dados de mercado
A implementação do onboarding digital nas instituições financeiras gera resultados expressivos. Mais de 50% dos consumidores afirmam que a probabilidade de solicitação de um produto financeiro aumenta quando o processo é integralmente digital.
As instituições financeiras estão atentas à essa oportunidade. De acordo com a pesquisa de tecnologia bancária da FEBRABAN, os canais online e mobile já representam os principais meios de comunicação dos bancos.
Ao mesmo tempo, essas instituições enfrentam novas regulamentações e novas responsabilidades, como a LGPD e o Open Banking, conceitos em implementação no contexto nacional.
Para alavancar os resultados, as instituições financeiras devem atualizar o onboarding digital, por meio de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, APIs abertas, Blockchain e Big Data.
Como transformar o seu onboarding
A transformação do onboarding digital passa pela definição de objetivos, identificação da relação entre o onboarding e experiência do cliente e definição das melhores tecnologias a serem implementadas.
Ainda de acordo com a pesquisa de tecnologia bancária da FEBRABAN, é preciso manter o cliente no centro de tudo, adotar uma abordagem segura baseada em resultados e ter uma visão de longo prazo e flexível.
Esses são os elementos básicos para a implementação e evolução do onboarding digital nas instituições financeiras.
Confira neste ebook as 5 melhores práticas de onboarding que sua instituição financeira deve adotar para otimizar a eficiência das suas operações e elevar a satisfação do seu público.
Além disso, é importante contar com um parceiro experiente no mercado e nas soluções oferecidas. A Simply é uma empresa de tecnologia com foco na transformação digital dos processos de onboarding de clientes.
Com especialistas no processo de Onboarding Digital e o apoio de tecnologias avançadas, possui um conjunto de soluções para serem aplicadas em seu negócio e garantir que sua empresa seja mais competitiva e eficaz com um processo digital de ponta à ponta.
Quer saber como transformar suas operações e aumentar sua eficiência operacional? Fale com um de nossos consultores!