Com o surgimento de tecnologias cada vez mais disruptivas, as empresas estão se deparando com inúmeras possibilidades de otimizar seus processos e atendimentos. Um bom exemplo disso está na relação entre a IA Generativa e a experiência do cliente.
Considerada uma poderosa vertente da inteligência artificial, a IA Generativa vem revolucionando a forma como as empresas interagem com seus clientes. Através desse modelo é possível combinar um grande volume de dados para personalizar o atendimento, melhorando significativamente a interação entre empresa e cliente.
Mas, quais são os impactos da relação entre IA Generativa e a experiência hoje? O que esperar em relação ao futuro do atendimento ao cliente com a aplicação dessa tecnologia?
Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Confira!
IA Generativa e a experiência do cliente: principais impactos
O uso de tecnologia para otimizar a experiência do cliente sempre foi imperativo entre os bancos. Segundo pesquisa da Febraban em parceria com a Deloitte, a personalização no relacionamento ao cliente será uma das prioridades para 2023. Para isso, os investimentos em novas tecnologias devem superar os R$45 bilhões ainda este ano.
Nesse contexto, várias inovações entram no foco dos bancos e a IA Generativa é uma delas. Hoje, esse ramo da IA já oferece impactos diretos na área de customer experience.
Com a IA Generativa, é possível obter dados sobre preferências, comportamentos e históricos de consumo dos clientes. E, a partir disso, converter essas informações em insights valiosos que ajudam a customizar o relacionamento com o cliente.
Além disso, com a IA Generativa as empresas também conseguem automatizar vários processos. Desse modo, o atendimento com o uso dessa tecnologia estão se tornando cada vez mais precisos, rápidos e eficientes.
As interações em ambientes virtuais guiados por essa tecnologia também estão mais acessíveis e humanizadas. Tudo isso acaba se refletindo em maior satisfação do público em relação à empresa.
Como a IA Generativa vem sendo aplicada atualmente
Não há dúvidas de que a IA Generativa surgiu como uma possibilidade de melhorar a experiência do cliente. Mas, de que forma essa inovação vem sendo aplicada hoje?
Basicamente, a principal aplicação envolvendo a relação entre IA Generativa e a experiência do cliente está nos chatbots de atendimento.
Através do modelo de linguagem neural e capacidade de automação da IA aplicada aos chatbots, essa tecnologia consegue fornecer respostas mais completas e precisas. Eles também passam a ter acesso instantâneo ao CRM para usar dados do cliente visando personalizar as conversas. Isso elimina o efeito robótico nas interações, levando a uma melhor experiência do cliente.
Além disso, a IA Generativa também é usada para unificar pontos de contato como whatsapp, email, sms, rede social entre outros. Assim, ela consegue manter o padrão de qualidade no atendimento em todos os canais, tornando o fluxo de atendimento multicanal mais eficiente nas empresas.
O que esperar da IA Generativa para o futuro
Com o avanço da relação entre IA Generativa e a experiência do cliente, é possível esperar um futuro ainda mais promissor. À medida que essa tecnologia evolui novas aplicações tendem a surgir, como:
- Integrações da IA Generativa com assistentes de voz, viabilizando interações entre empresas e clientes por comando de voz;
- Combinação com realidade aumentada na jornada de compra, tornando a experiência única e super interativa;
- Análise de emoções em tempo real que ajudam as empresas a ajustar suas abordagens e garantir um atendimento ainda mais personalizado.
Portanto, mais do que uma tendência, a relação entre IA Generativa e a experiência do cliente tem o potencial de transformar a maneira com que empresas e clientes interagem, gerando benefícios para ambos. Por isso, essa tem se tornado uma realidade cada vez mais presente hoje em dia.Gostou desse conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail outros conteúdos sobre tendências, tecnologia e inovação!