Foi-se o tempo em que achismos e intuição eram as únicas ferramentas que uma empresa tinha para tomar decisões. Hoje, muitos gestores já entendem que a base para tomada de decisões mais assertivas está na análise e monitoramento de dados relevantes para o negócio. Nesse sentido, existem soluções que facilitam esse processo, mostrando até que ponto uma empresa pode ir com segurança. E uma delas é o Business Intelligence.
Continue lendo esse post e entenda mais sobre o que é, como se deu a evolução do Business Intelligence e como seu negócio pode se beneficiar dessa ferramenta. Confira!
Afinal, o que é Business Intelligence?
Muitos gestores acreditam que Business Intelligence se trata de uma ferramenta para análise de dados. Contudo, sua definição vai muito além disso.
Na verdade, Business Intelligence corresponde a um conjunto de processos que envolve desde a coleta, até a organização e análise de dados, assim como a formatação de relatórios e indicadores de gestão com o intuito de auxiliar a tomada de decisão no ambiente corporativo.
Ou seja, esta é uma ferramenta que transforma um grande volume de dados em informações úteis. E as direciona por meio de relatórios e dashboards, para a pessoa certa, no momento certo.
A evolução do Business Intelligence
Embora seja um conceito que já vem sendo praticado há muito tempo, o Business Intelligence foi sendo aprimorado ao longo dos anos. E a aplicação de novas tecnologias ao fluxo de trabalho nas empresas, fez com que essa prática se tornasse ainda mais indispensável para tocar um negócio.
Prova disso é que, com a aceleração da transformação digital que ocorreu em 2020 por conta da Pandemia, as soluções de Inteligência Artificial passaram a fazer cada vez mais parte do centro das ações nas empresas.
E essa popularização da IA gerou um aumento nas solicitações de acesso a dados e analitics nas empresas, ampliando o uso de dados como base para tomadas de decisões corporativas.
Ou seja, a medida em que as soluções de IA foram implementadas nas plataformas de BI, houve uma evolução gradual desse sistema. E esta evolução transformou ferramentas de inteligência de negócios em verdadeiras plataformas de inteligência de decisão, que fornecem dados de fácil entendimento para lideres possam tomar suas decisões com agilidade e de forma assertiva.
Principais benefícios para as empresas
O Business Intelligence permite que empresas façam uma gestão mais inteligente e estratégica das suas informações. Mas, além disso, sua aplicação também oferece outros benefícios para o negócio, como:
- Maior segurança e confiabilidade das informações que serão usadas como base para os planejamentos da empresa;
- Controle de despesas e receitas a partir dos indicadores de gestão financeira, que apontam quais ações estão dando retorno e o caminho para ampliar os lucros;
- Aumento de produtividade já que todo o processo de coleta e geração de dados passa a ser feito de maneira automatizada;
- Facilidade para quantificar os relacionamentos com fornecedores e clientes;
- Maior percepção de insights e melhoria de processos a partir da análise de indicadores.
Além disso, as ferramentas de BI também auxiliam na organização e interpretação dos dados, assim como ajudam a identificar falhas e oportunidades de negócio com mais facilidade. Como resultado, as empresas potencializam seu desempenho no mercado.
Com tantas vantagens assim, fica fácil entender o porquê as soluções de Business Intelligence estão cada vez mais fazendo parte da rotina operacional das organizações.
Este conteúdo foi útil para você? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão novos posts sobre a Era da Transformação Digital.