A pandemia obrigou as empresas a acelerarem seus processos de inovação e transformação digital. Uma das tendências mais importantes e essenciais será a implementação da inteligência artificial no novo normal, tanto interna quando externamente.
Continue a leitura e acompanhe mais sobre esse tema.
Os impactos da pandemia
Com a chegada da pandemia do COVID-19, o mundo passou por transformações significativas. Milhares de pessoas passaram a trabalhar de forma remota, o fluxo de pessoas nas ruas reduziu significativamente e os meios digitais ganharam destaque.
Nesse cenário, as empresas tiveram que oferecer respostas rápidas, para se adaptarem à realidade. Processos que estavam ainda em desenvolvimento, como a digitalização, foram acelerados, tendo em vista a urgência que o momento exigia.
Entre as transformações vimos: o uso das redes sociais como canal de comunicação e atendimento, implementação do trabalho remoto, vendas por canais digitais entre outras.
A atuação da inteligência artificial no novo normal será uma das transformações que merecem destaque. O que antes da pandemia era visto como uma tendência para um futuro não tão próximo se tornou uma realidade.
Milhares de empresas aderiram à essa tecnologia, como instrumento indispensável para a adaptação frente ao cenário da pandemia.
Quer conhecer as tendências tecnológicas para o ano de 2021? Baixe este ebook e acompanhe!
E como será inteligência artificial no novo normal?
A aplicação da inteligência artificial saiu das especulações e mostrou a sua força na prática. Tanto que essa tecnologia deixou de ser tendência, para se tornar uma obrigação.
E esse movimento não aconteceu de forma espontânea, mas sim como resposta às necessidades geradas pela pandemia. Para se adaptar as empresas deverão investir nessa tecnologia para alavancar seus recursos de processamento de dados e automação de fluxos de trabalho com intervenção humana mínima.
O objetivo será elevar a eficácia de qualquer sistema ou processo a outro patamar garantindo competitividade no mercado.
Com bilhões de pessoas consumindo produtos e serviços online, com a limitação do tráfego nas cidades e barreiras criadas para conter o avanço da doença, a inteligência artificial se apresentou como solução para as empresas.
O comportamento do consumidor mudou com a pandemia, o que justifica as mudanças no segmento empresarial. As tecnologias que talvez levariam anos ou décadas para estarem disponíveis, agora estão ao alcance de todos os players.
A inteligência artificial no novo normal será necessária?
Quando se fala em inteligência artificial no novo normal, fala-se também na mudança de processos dentro das empresas. Muitas companhias adotaram o teletrabalho não como alternativa temporária, mas sim como estratégia definitiva.
Significa que de agora para frente muitos dos processos inaugurados pela pandemia serão o “novo normal”. A pandemia surgiu em um momento inesperado e novas pandemias podem surgir a qualquer momento no futuro.
Por isso muitas das mudanças tendem a permanecer uma constante, mesmo com a redução do número de casos e até mesmo com o fim da pandemia global. A inteligência artificial não é uma transformação passageira!
Como se adequar a esse cenário?
O comportamento do consumidor mudou, o crescimento do online transformou suas necessidades e as empresas precisam acompanhar esse cenário.
Para isso, inovações devem ser priorizadas e processos modernizados e com o uso da inteligência artificial, as empresas poderão estar sempre um passo à frente, preparadas para todos os cenários.
Isso porque essa tecnologia é compatível com o teletrabalho, com as vendas online, com a necessidade de relacionamento com os clientes, entre tantos outro aspectos da rotina das pessoas.
Agora, as empresas e líderes que reconhecerem que a transformação digital é necessária e urgente sairão na frente.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter para receber novos conteúdos em seu e-mail!