Com o avanço da transformação digital, surgiram novas oportunidades de negócio bastante promissores, especialmente no mercado financeiro. Contudo, aliado a esse crescimento ocorreu também o aumento no número de fraudes e cibercrimes. Diante disso, as empresas passaram a implementar estratégias de compliance e políticas de segurança para diminuir as chances de fraudes e ameaças virtuais. E foi em meio a este contexto que surgiu o e-KYC.
Mas e você, sabe o que é e-KYC, quando ele surgiu ou qual sua real importância para as empresas atualmente? Acompanhe esse artigo até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
Quando surgiu o e-KYC?
O e-KYC (Electronic Know Your Customer) é a expressão usada para descrever a digitalização e a concepção eletrônica e online dos processos KYC. E, assim como o KYC trata-se de um conjunto de estratégias que ajuda uma empresa a conhecer melhor seu cliente. Seu objetivo é o mesmo, mas na prática, o processo acontece de forma diferente.
Empresas que correm riscos de sofrer com fraudes financeiras, fraudes de identidade, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo etc., precisam do e-KYC para impedi-las de forma ágil.
Além disso, o processo digital reduz grande parte das fricções no processo de cadastro possibilitando a validação digital dos dados do cliente permitindo que a empresa verifique remotamente as informações sobre quem consome seus produtos/serviços. Dessa forma, é possível prevenir ações ilícitas e fraudes no mercado financeiro, assim como também reduzir a burocracia no setor.
De modo geral, o e-KYC surgiu por iniciativa do Comitê de Supervisão Bancária Brasileira. Entre 2001 e 2003, este Comitê estabeleceu procedimentos a serem realizados igualmente por instituições mundiais, entre eles o e-KYC que levaria mais segurança e reduziria os riscos no mercado financeiro.
Qual sua importância para as empresas
Basicamente, o e-KYC representa hoje uma das principais ferramentas para ampliar a segurança nas empresas. Quando executado da maneira correta, este processo possibilita às organizações conhecer os riscos envolvidos no onboarding dos clientes. Ou seja, através do e-KYC é possível:
- Conhecer quem é o cliente de fato;
- Compreender a natureza das atividades;
- Garantir a legitimidade de sua fonte de renda;
- Identificar padrões indicativos de fraudes.
Além disso, implementando as normas de e-KYC, a empresa conseguem se antecipar às ações fraudulentas. E paralisá-las antes mesmos que elas venham a acontecer e acabar gerando sérios prejuízos para o negócio. Mas, não é só isso!
As empresas que implementam os processos de e-KYC com eficiência conseguem avaliar os riscos de práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro, por exemplo. Dessa forma, é possível otimizar a lucratividade lícita da empresa e, com isso, melhorar cada vez mais seus resultados.
Fora isso, este processo reúne informações, faz o cruzamento de dados e gera relatórios que possibilitam aos gestores tomar decisões de forma muito mais rápida e assertiva. Por isso, que implementar estratégias de e-KYC é tão importante para a segurança das empresas hoje em dia.
Simply: sua grande aliada na implementação do e-KYC
Como vimos, o e-KYC é uma ferramenta essencial para evitar fraudes e práticas ilícitas nas empresas do setor financeiro. Mas, como aplicar as estratégias de e-KYC na prática de maneira eficiente?
Nesse sentido, uma das ferramentas que pode ajudar no processo de e-KYC é o background check da Simply. Esta é uma solução que vai reduzir as chances de fraudes e ampliar sua produtividade por meio da robotização de tarefas manuais.
Com o background check da Simply, sua empresa será capaz de executar a verificação de dados de pessoas físicas e jurídicas automaticamente. E mais, poderá consultar fontes diversas e criar um score de risco sobre a entidade que está consultando. Assim, é possível reduzir consideravelmente os riscos de fraudes, práticas ilícitas e, consequentemente, prejuízos para o seu negócio.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba como as soluções Simply podem ajudar no processo de e-KYC da sua empresa!
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter para receber novos conteúdos em seu e-mail!