O uso de contratos digitais para celebração de acordos se tornou algo comum na rotina de muitas empresas. E não é para menos, afinal, além de garantir mais agilidade e autonomia no dia a dia das empresas, firmar acordos por contratos digitalizados também reduz burocracias e oferece mais mobilidade.
No entanto, para que eles tenham validade jurídica, é preciso que esses contratos sejam formalizados. Caso contrário, os documentos que deveriam facilitar o dia a dia da sua empresa, podem acabar gerando problemas futuros. Mas, como fazer essa formalização?
Acompanhe conosco essa leitura e compreenda mais sobre a importância da formalização de contratos digitais. Além disso, veja também como torná-los um instrumento legal, para conferir mais segurança aos acordos celebrados na sua empresa. Confira!
Qual a importância de formalizar contratos digitais?
A formalização dos contratos digitais é um processo que valida juridicamente esses documentos. Isso porque, com a formalização, os contratos firmados de maneira digital são amparados pela Medida Provisória n°2200/2001.
É essa a legislação que garante a integridade, autenticidade e validade jurídica de documentos digitais. Portanto, qualquer acordo firmado eletronicamente e devidamente formalizado é válido perante a justiça. Seja uma venda, parceria ou qualquer outro tipo de acordo.
Além disso, a formalização dos contratos desse tipo também é importante por outros motivos. Entre os principais, estão:
Melhor acompanhamento do contrato firmado
A formalização através de ferramentas de automação permite que você acompanhe cada nova etapa do contrato firmado, evitando que detalhes passem despercebidos, como prazos, valores de pagamento e etc.
Evita problemas futuros
Normalmente, contratos feitos sem a devida formalização abrem margem para uma série de problemas. O que inclui desde fraudes, até o não cumprimento de acordos ou ainda cancelamentos inesperados.
Por outro lado, com a formalização desse documento, você blinda judicialmente o negócio e impede que esses prejuízos acabem comprometendo as finanças e imagem do empreendimento.
Maior Praticidade
A formalização de contratos digitais também garante maior praticidade à rotina de trabalho. Afinal, você pode validar documentos de onde estiver, usando apenas a internet. Seja pelo celular, tablet ou computador.
Como formalizar contratos digitais com assinatura digital
A assinatura digital é a melhor forma de fazer a formalização de contratos digitais. Isso porque, ela tem a mesma validade que uma assinatura física.
Atualmente existem diferentes formas de assinar um documento digital. Contudo, se você deseja otimizar esse processo e até mesmo evitar dores de cabeça com verificações, a melhor forma é optar por uma solução focada nesse tipo de autenticação.
A FEPWeb oferece ao mercado uma plataforma com recursos para quem precisa acelerar a formalização de contratos digitais. Com o FEPWeb CMS™, por exemplo, você consegue fazer uma gestão unificada de processos de assinaturas digitais em contratos celebrados eletronicamente.
É possível otimizar o envio das documentações para autenticação dos destinatários, bem como armazenar todos os itens de maneira mais prática. Trata-se ainda de uma solução flexível e adaptável aos mais diversos formatos de documentos e operações.
Portanto, agora você já sabe como garantir a formalização dos seus contratos digitais. Então, amplie hoje mesmo a segurança na celebração de contratos digitais com a assinatura digital! Fale agora com a FEPWeb!
Gostou desse conteúdo? Então, cadastre-se para receber a newsletter Digitips diretamente no seu e-mail com conteúdos exclusivos do portal.