Em caráter emergencial, a lei nº13.989/20, sancionada no dia 16/04/2020 já está em vigor e autoriza o uso da telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus.
Entenda como funcionará e as providências que deverão ser tomadas pelos planos de saúde.
O que é a telemedicina e como funciona?
Segundo o Diário Oficial da União “entende-se por telemedicina, entre outros, o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. ”.
Além disso, “O médico deverá informar ao paciente todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta. ”.
Os desafios da telemedicina para os planos de saúde
A prestação do serviço de telemedicina tem os mesmos custos do atendimento presencial, não cabendo ao governo custear essas despesas, exceto pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Com isso, os planos de saúde devem garantir que o atendimento remoto seja realizado para o beneficiário do plano, ou seja, precisa assegurar que não haja fraude no processo.
Além da fraude, a experiência dos beneficiários com relação a usabilidade, tempo de aprovação e o status do processo de análise também é um desafio.
Confira outros desafios da telemedicina:
- Segurança e prevenção à fraude no processo de análise do beneficiário;
- Implantação de novas tecnologias para o processo;
- Custos operacionais.
Tecnologias para a telemedicina
Plataforma para planos de saúde
Plataformas que permitem o envio dos dados e documentos do beneficiário através do celular, tablet ou computador e a análise do processo de forma digital são extremamente importantes.
Uma empresa referência na automação dos processos de cadastro e onboarding é a Simply. As soluções permitem uma automação completa do processo, desde a captura das informações e documentos, até o processo de checagem e cadastro. Conheça as tecnologias que permitem garantir que o atendimento remoto seja realizado para o beneficiário do plano:
- S-Forms: com tecnologia PWA, permite a captura de dados e documentos através do celular ou computador, com toda usabilidade de um app, mas sem a necessidade de download. O link pode ser enviado ao beneficiário através do WhatsApp ou e-mail.
Vantagens: o tempo de configuração e setup é extremante rápido!
- Atomics: combinando a tecnologia OCR e Inteligência artificial, essa solução é capaz de identificar se a imagem enviada corresponde com o documento de identificação ou carteirinha do plano. Além da tipificação, a solução extrai todos os dados dos documentos enviados e realiza o facematch (comparação da selfie com a foto do documento de identificação).
Vantagens: possui mais de 400 documentos treinados na solução e permite o mapeamento de documentos personalizados. A sua integração é via API.
- S-Works: faz a automação de fluxos operacionais, permitindo o desenho do workflow e a execução automática de todas as regras de negócio da operação. Nos casos de exceção, possui a funcionalidade de intervenção manual capaz de automatizar as atividades humanas com segurança. As fraudes podem ser evitadas através da construção de um fluxo operacional automatizado e específico para a telemedicina.
Vantagens: as regras são totalmente parametrizáveis e é utilizado pelo setor de saúde e bancário, com foco em redução de custos e aumento da produtividade e compliance.
- Mining: robotização de consultas internas e externas, como consultas na receita federal.
Case de Sucesso
A maior Cooperativa Médica do mundo (cliente Simply), criou um sistema de biometria interna que funcionará por meio de integração com as soluções Simply, já implementadas na operação de cadastro. Funcionará da seguinte forma:
- O beneficiário enviará a foto da carteirinha do convênio, uma selfie e o documento de identificação com foto;
- Com os dados enviados para análise a validação é feita eletronicamente, com o uso de inteligência artificial e da tecnologia OCR.
Tudo isso acontece em um fluxo operacional automatizado com métodos e regras pré-definidos que executa eletronicamente as atividades de forma simples, prática, rápida e segura. Caso tenha alguma inconsistência e necessite de uma avaliação humana, a solução permite intervenção manual, que pode ser executada remotamente.
Conheça o case da Simply e Unimed BH para automação do processo de cadastro dos beneficiários
A Simply é uma empresa de tecnologia especializada em processos de cadastro e onboarding. Temos auxiliado empresas de diversos segmentos, como saúde e bancário, a manterem a sua operação de cadastro e formalização com segurança e produtividade.
Sua empresa precisa de segurança para a prática de telemedicina? Fale com nossos consultores e entenda como podemos te ajudar!