A cada 7 segundos ocorre uma tentativa de fraude de identidade no Brasil. Além disso, segundo dados da Febraban, em 2021, as tentativas de fraude de identidade no universo online também aumentaram em 80%.
Atentos a este cenário, muitas empresas, sobretudo do setor financeiro, estão investindo em soluções de combate a fraudes e a prova de vida com tecnologia antispoofing é uma delas.
Entenda melhor o que é a tecnologia antispoofing e qual sua importância para evitar crimes cibernéticos envolvendo fraudes de identidade.
O que é o método antispoofing?
Antes de mais nada, para entender do que se trata o método antispoofing, é importante saber do que se trata o termo spoofing.
Basicamente, spooging é um jargão muito usado para indicar “falsificação” dentro da área da Tecnologia da Informação. O termo Spoof no inglês significa “imitar” ou “fingir”, ou seja, é o ato de enganar um site, servidor, pessoa ou serviço com uma informação falsa.
A prática do spoofing é considerada um crime cibernético e acontece quando alguém finge ser um contato ou marca confiável para acessar dados pessoais sensíveis e utilizá-los de forma mal-intencionada.
O método antispoofing são técnicas que visam evitar que essas ações aconteçam por meio soluções e ferramentas eficazes como o antispoofing biométrico, por exemplo, que garantem que os dados de autorização biométrica não possam ser usados por impostores.
Utilizar uma ferramenta antispoofing e investir em métodos mais sofisticados contra cibercrimes é muito importante para proteger dados confidenciais, não ficar vulnerável e combater essas ameaças.
Prova de vida com tecnologia antispoofing
A prova de vida é uma tecnologia de reconhecimento facial para autenticação de usuários e pode utilizar do antispoofing para fazer o reconhecimento facial nessa autenticação comprovando que o usuário é quem realmente diz ser. Sua utilização se dá em muitos processos de onboarding e validação de informações principalmente em transações financeiras.
Adotar medidas preventivas como o uso de prova de vida com tecnologia antispoofing é importante. Principalmente porque a cada ano surgem várias técnicas de substituição de identidade no mercado negro. São técnicas que variam desde o uso de fotos roubadas e vídeos deepfake até a fabricação de máscaras hiper-realistas de rostos humanos que imitam a face.
Nesse contexto o antispoofing surge como um mecanismo para reforçar a segurança cibernética. Sobretudo porque ele é capaz de diferenciar os rostos humanos reais das réplicas artificiais, sendo uma ferramenta eficaz e necessária aos sistemas.
Prova de vida Simply
A plataforma Simply conta com tecnologias voltadas ao combate de fraudes e a prova de vida com tecnologia antispoofing é uma delas. Ela ajuda a prevenir crimes, identificar manipulações como documentos adulterados e reprodução de vídeos. Além de fazer o reconhecimento facial com uso do rosto como meio de validação, faz o uso da voz para facilitar operações.
Este recurso é embarcado no Atomics e através de algoritmos analisa dados biométricos e gera a identificação da pessoa real (viva) em comparação com fotos, reproduções ou uso de máscaras.
Quando comparadas as demais soluções do gênero no mercado, a prova de vida com tecnologia antispoofing da Simply, tem menor tempo de resposta com uma taxa de 90% de assertividade.
Inclusive, foi avaliada pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) como uma das 15 melhores tecnologias em nível global em relação a prevenção de fraudes e manipulações online em menor tempo e com maior assertividade.
Portanto, reforçar a segurança cibernética em transações que envolvem a verificação de identidade é importante. E para isso, a prova de vida com tecnologia antispoofing é muito necessária. Conte com a Simply para auxiliar sua empresa no combate a fraude. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossas soluções!