O mercado está em constante evolução. A cada dia novos produtos, sistemas bem como processos são desenvolvidos e lançados em um curto espaço de tempo. Mas, como acompanhar essas mudanças, de modo a aprimorar processos ao mesmo tempo em que se reduz custos e riscos nas tomadas de decisões? É justamente nesse ponto que entra em ação os chamados gêmeos digitais.
Continue lendo esse artigo e descubra mais sobre o que é, como funciona, os tipos e benefícios que os gêmeos digitais podem oferecer para seu negócio. Confira!
O que são gêmeos digitais?
Os gêmeos digitais, ou digital twins como também se conhece, é uma tecnologia que virtualiza um ambiente físico. Ou seja, que representa fielmente e virtualmente o ambiente físico (gêmeo físico) por meio de um gêmeo digital. Dessa forma, o gêmeo digital atualiza toda vez que o gêmeo físico sofre alteração.
Com essa tecnologia, as empresas podem simular virtualmente as condições reais de um determinado produto ou processo. E usar esses dados para melhorar seus processos antes de lançar sua solução no mercado, otimizando tempo e dinheiro.
Como surgiu essa tecnologia?
Utilizada pela primeira vez na missão Apollo 13 na década de 1970 pela NASA, agência espacial dos Estados Unidos, a tecnologia “gêmeos digitais” foi conceituada no ano 2000 pelo ex-consultor da NASA, cientista e também engenheiro americano Michael Grieves. No entanto, foi apenas em 2017 que essa tecnologia passou a ser explorada.
A evolução dos gêmeos digitais em 2017 se deu em função do desenvolvimento assim como a maior aplicação de tecnologias paralelas como os sensores, Inteligência Artificial, Machine Learning e a Internet das Coisas (IoT). Após deixar o anonimato, o gêmeo digital entrou no Top 10 da lista de tendências tecnologias estratégias da Gartner Group.
Como funciona?
Na prática, um gêmeo digital é uma enorme coleção de dados que representam fielmente um ambiente ou objeto físico. Seu objetivo é ajudar empresas a melhorar processos e a respaldar decisões. Para isso, o gêmeo digital utiliza engenharia assistida, IoT, aprendizado de máquina e também análise de Big Data.
Por ser um protótipo virtual de um ambiente ou objeto dinâmico, o gêmeo digital é desenvolvido para atender os três importantes requisitos abaixo:
- Possuir aparência idêntica ao ambiente original, incluindo fielmente todos os menores detalhes presentes no gêmeo físico;
- Ter comportamento idêntico ao ambiente original, ou seja, ao gêmeo físico durante as fases de testes da tecnologia;
- Apontar e analisar informações sobre os prós e contras do meio físico, prever problemas e sugerir soluções reais para o aprimoramento do gêmeo físico.
Quais são os principais tipos de gêmeos digitais?
A tecnologia dos gêmeos digitais é amplamente utilizada para a fabricação de diversos produtos e também para o desenvolvimento de processos e sistemas. Sendo assim, atualmente existem três tipos de simuladores de objetos e ambientes reais, são eles:
1. Gêmeos de produtos
Nos produtos, o gêmeo digital se aplica antes da fabricação de uma linha. O objetivo é analisar como a linha de produtos irá se comportar sobre diferentes condições. E quais problemas podem ocorrer para que assim os ajustes necessários sejam feitos. Dessa forma, essa tecnologia ajuda a reduzir despesas de produção e controlar a qualidade do produto.
2. Gêmeos de processos
Nos processos, o gêmeo digital atua de forma a simular processos de fabricação. O objetivo é que o protótipo mostre diferentes cenários para o processo de produção. Com isso, a empresa pode decidir por meio do gêmeo digital qual processo é mais eficiente ou então qual é mais rápido, seguro e econômico.
3. Gêmeos de sistemas
Nos sistemas, o gêmeo digital funciona de modo a coletar enormes quantidades de dados operacionais desenvolvidos por produtos assim como por dispositivos inseridos no sistema. Isso permite que as empresas ganhem insights que ajudam a desenvolver novas oportunidades de negócios visando sempre a otimização de processos.
Benefícios dos gêmeos digitais para as empresas
A previsão é que diversos setores, como na área da saúde, negócios e até mesmo na política comecem a empregar a tecnologia dos gêmeos digitais. Isso porque, os benefícios que este conceito pode oferecer são vários, como:
- Redução de custos operacionais;
- Maior segurança em processos de risco;
- Maior eficiência de produtos, assim como de sistemas;
- Novas oportunidades de negócio;
- Antecipação de problemas, bem como possíveis riscos;
- Otimização de processos e sistemas;
- Melhora da experiência dos clientes.
Os gêmeos digitais sem dúvida têm potencial para trazer mais agilidade, otimizar tempo e reduzir os riscos de investimentos em novas ideias. Afinal, com um único programa é possível fazer diferentes simulações e identificar aquele mais eficiente.
E você o que acha disso? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto!
Aproveite o seu interesse no assunto e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais materiais como este diretamente na sua caixa de entrada!