Com a proposta de suprir as necessidades de públicos que os bancos não alcançam, as fintechs de nicho vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. E hoje já são consideradas o melhor caminho para futuros investidores.
Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre como as fintechs de nicho vêm inovando o setor financeiro em 2021. E quais vantagens elas oferecem em relação aos bancos convencionais. Confira!
Panorama das fintechs de nicho em 2021
A última edição do Radar FintechLab revelou que o volume total de fintechs e iniciativas de eficiência financeira chegou a 771 em agosto de 2020 em todo Brasil. Em um mercado com uma concorrência cada vez maior, a segmentação do negócio, por meio do reconhecimento de um nicho, tem sido uma excelente solução.
Pensando nisso e buscando atender setores específico, as fintechs de nicho apostaram na segmentação como estratégia de ouro para crescer no mercado financeiro. Atendendo causas como apoiadores de ONGs (Organizações Não Governamentais), bem como comunidade LGBTQIA+, negros e menores de 18 anos, as fintechs de nicho surgiram na ânsia de alcançar novas oportunidades de negócio.
No entanto, para alcançar tais oportunidades, o setor precisou investir em tecnologias, como a inteligência artificial e robôs de autoatendimento capazes de conhecer as necessidades desses setores.
Com isso, o número de startups que já estão atuando nessa modalidade em 2021 é alto e segundo as expectativas, só tende a crescer. Veja alguns exemplos abaixo:
- Pride Bank: startup financeira desenvolvida para o público LGBTI+;
- Condo Conta: startup financeira voltada para condomínios;
- Neagle Bank: startup direcionada para fãs do canal no YouTube Neagle.
BAIXE AGORA ESSE EBOOK e confira as principais tendências tecnológicas para 2022 de acordo com a Gartner Top Strategic Trends.
Por que as fintechs estão apostando em segmentação?
Se de um lado o nichamento de fintechs resulta na limitação do número de clientes, por outro lado, a segmentação das fintechs resulta nos clientes dos setores específicos da sociedade o espirito de inclusão social. Com isso, o espírito de inclusão, automaticamente faz com que os públicos segmentados migrem dos bancos tradicionais para as fintechs de nicho.
Além de fornecer o espirito de “pertencer a um lugar”, se mostrar alinhadas com as dores e públicos específicos faz com que as fintechs de nicho possuam um potencial de crescimento enorme, pois competem cada vez mais em pé de igualdade com os bancos tradicionais. Com isso, pode-se considerar que a personalização é a chave do sucesso das fintechs de negócio.
Principais vantagens das fintechs de nicho
É fato que, o mundo das fintechs não é só movido por dinheiro. O consumidor, principalmente o das faixas etárias mais baixas – não quer apenas um serviço bancário comum. Ele deseja consumir e ao mesmo tempo ajudar uma causa em que acredita. Desse modo, os negócios que geram impacto social fortalecem a imagem. Com uma imagem mais forte, eles atraem mais clientes – que são fiéis – e o retorno é maior.
Focando nisso, as fintechs de nichos possuem algumas vantagens em relação aos bancos tradicionais, como:
Fidelização de clientes
As startups passam a reter clientes que possuem mais afinidade com a marca, pois se sentem representados por ela. Dessa forma, aos poucos esses clientes migram espontaneamente da concorrência para as fintechs de nichos, tornando-se assim verdadeiros embaixadores deste segmento.
Atendimento personalizado
As fintechs de nicho passam a conhecer todas as dores dos seus clientes assim como as suas expectativas em relação a marca. Dessa forma, as empresas podem desenvolver soluções mais eficazes e que atendam de forma personalizada as necessidades de cada público específico.
Soluções de sucesso
Com soluções de sucesso devido a personalização do atendimento, as fintechs de nicho passam a ser cada vez mais conhecidas entre os demais públicos da sociedade. Dessa forma, elas passam a agregar cada vez mais valor e tendem a conquistar um público maior.
Alinhamento de valores
Com a segmentação, as fintechs de nicho abraçam as causas que também fazem parte das dores de seus clientes. Assim, muitas delas aderem a pautas sociais e ajudam financeiramente ONGs para a realização de projetos voltados para o público que atendem.
Estar alinhado com as dores e desejos do seu público faz com que as fintechs de nicho possuam um potencial de crescimento enorme. A identificação permite mais oportunidades, serve para orientar o posicionamento e a atuação das fintechs no mercado.
Então, o que achou das fintechs de nicho? Acredita que este novo conceito pode superar os tradicionais bancos e se consolidar cada vez mais no mercado brasileiro? Comente abaixo!