Oferecer experiências cada mais personalizadas ao cliente tem sido um dos principais objetivos das empresas nos mais diversos segmentos, sobretudo no mercado financeiro. Nesse sentido, contar com um CDP (Customer Data Platform) contribui bastante para traçar o perfil de clientes, compreender suas necessidades e, assim, personalizar sua experiência, impulsionando qualquer negócio.
Veja nesse artigo mais detalhes sobre o que é CDP e como essa tecnologia inovadora pode impactar a experiência do cliente. Confira!
O que é CDP (Customer Data Platform)?
O CDP (Customer Data Platform) é um sistema de gestão de dados que coleta e unifica informações de clientes de diferentes canais em um só lugar.
Seu objetivo é, basicamente, usar esses dados para criar um perfil mais completo e coerente de cada cliente. Assim, seria possível ter uma visão mais abrangente sobre a interação do consumidor com seus produtos e serviços. E, dessa forma, personalizar a experiência do usuário para fortalecer ainda mais o relacionamento do consumidor com a marca.
Como funciona o CDP (Customer Data Platform)?
Os CDPs (Customer Data Platform) coletam dados dos clientes das empresas, criando perfis individuais e unificados desses clientes fornecendo uma comunicação personalizada nos mais diversos canais.
Além de dados demográficos como nome, data de nascimento e endereço, o CDP também coleta dados comportamentais como número e frequência de interações e dados transacionais como compras e devoluções para complementar o perfil dos clientes.
Com esses dados a disposição, o CDP consegue criar um perfil de clientes usando tecnologia de machine learning. E, assim, passa a interpretar com mais facilidade o comportamento e as interações do consumidor, bem como identifica clientes de valor e personaliza suas estratégias de marketing, aumentando o potencial de sucesso, alcance e expansão das suas campanhas.
No geral, o que mais chama atenção no CDP é seu potencial de mapeamento e unificação de dados. Tanto que, segundo dados da Forbes, cerca de 78% das empresas já possuem interesse em obter plataformas com essa tecnologia.
CDP e CRM: entenda a diferença
Muitas vezes, o CDP (Customer Data Platform) é confundido com o CRM (Customer Relationship Management), ou seja, com o gerenciamento de relacionamento com o cliente. Porém, o CRM não é projetado para o marketing como a CPD, e sim para as vendas.
Os CRMs ajudam os profissionais de marketing a capturar dados dos clientes para usá-los na construção de um relacionamento mais forte com seu público através de soluções geradas pelos CDP.
CDP e a segurança de dados
É importante ressaltar que o CDP (Customer Data Platform) auxilia as empresas a atuar em conformidade com as normas da LGPD, permitindo atualizações de consentimento e encaminhando apenas dados com base em atributos de consentimento, garantindo que sua empresa possa aplicar e cumprir as políticas de dados e padrões regulatórios.
O que esse sistema de gestão faz é centralizar a infraestrutura de dados do cliente, eliminando conjuntos de dados isolados (silos) e facilitando a obtenção dessas informações para tomada de decisão ou até mesmo um atendimento rápido ao cliente.Importância do CDP (Customer Data Platform) e seus impactos na experiência do cliente
Contar com tecnologias como o CDP é fundamental para empresas que desejam ter sucesso em suas ações de Customer Experience. E motivos para isso não faltam.
Por meio de plataformas de dados de clientes, as empresas poderão analisar em tempo real e em nível individual as jornadas de seus clientes. E, com isso, passam a entender melhor o comportamento do seu público para impactá-los de maneira mais assertiva.
Além disso, um CDP também ajuda a criar uma identidade única para cada cliente. Assim, será possível oferecer um atendimento mais personalizado, otimizando a experiência e satisfação dos clientes.
Fora que irá contribuir para um maior controle de dados, já que todos os dados serão unificados em uma só plataforma.
Portanto, fica claro que um CDP (Customer Data Platform) tem um grande potencial para as empresas sendo extremamente relevante não só para as ações de marketing, mas principalmente nas interações e experiência do cliente com sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? BAIXE AGORA ESTE EBOOK e entenda por que os dados são necessários no âmbito empresarial e conheça as principais tecnologias nesse universo.
Gostou do artigo e quer continuar acompanhando conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada as novas publicações do blog!