Atuando como um player rival dos bancos tradicionais, as corretoras de investimentos são a nova tendência no mercado financeiro!
E se assim como muitos, você se interessa por investimentos, então continue lendo e entenda o que são e como funcionam a nova e promissora aposta dos grandes, médios e pequenos investidores. Acompanhe também seu crescimento acelerado nos últimos anos, as razões para isso e o impacto nos bancos.
O que são corretoras de investimentos?
As corretoras de investimento são instituições financeiras devidamente regulamentadas e responsáveis por intermediar ações entre investidores e o mercado financeiro. Ou seja, as corretoras de investimentos funcionam como uma ponte entre pessoas físicas ou jurídicas e a bolsa de valores, fundos de investimento, ações ou em títulos privados e públicos.
Além disso, as corretoras de investimentos atuam como um consultor financeiro para os investidores de modo a buscar as melhores oportunidades no mercado financeiro. Portanto, cabe a elas ofertar produtos mais rentáveis, buscar aplicações que satisfaçam o perfil do investidor e orientar o mesmo sobre os possíveis riscos e ganhos de cada investimento.
O crescimento das corretoras nos últimos anos
Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a transformação digital aumentou não só o consumo de eletrônicos e plataformas digitais, mas também impulsionou o crescimento das corretoras de investimentos. Isso porque, a preferência “forçada” pelos canais digitais, levaram essas corretoras a frente dos bancos tradicionais.
No entanto, a necessidade de distanciamento social não é o único motivo para o crescimento acelerado das corretoras de investimentos.
Outro fator que impulsionou esse crescimento foi a queda na bolsa de valores acarretando em taxas de juros baixas e instigando os investidores a agirem. Além disso, a constante educação financeira realizada pelas plataformas é mais um motivo do crescimento.
Fora isso, esse novo player chegou no mercado como uma forma de reduzir custos, ter acesso a diferentes investimentos e ter ao lado um consultor especializado para aconselhar os novos e experientes investidores. Dessa forma, as corretoras de investimentos juntaram o útil ao agradável e vêm desencadeando dados surpreendentes. Veja alguns dados da XP Investimentos:
- Em 2020, o número de pessoas físicas investindo subiu para 3.229,318, representando um crescimento de mais de 92,1%;
- A poupança é a primeira opção de investimento dos brasileiros acarretando a porcentagem de 84,2%;
- O número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores aumentou chegando em 847.269 representando um aumento de 26,2%.
Como o crescimento das corretoras de investimentos impactou os bancos?
Apesar de existir concorrência entre as corretoras de investimentos, a briga maior é com os bancos tradicionais. Isso porque o maior desafio das plataformas sempre foi atrair o cliente para o mundo digital. No entanto, o grande empurrão da pandemia de Covid-19 fez com que os investidores migrassem para as plataformas sem muito esforço.
Com isso, as vantagens das corretoras em relação aos bancos se tornaram e vem se mostrando cada vez mais evidentes.
Além disso, a previsão é que mesmo em tempos pós-pandemia, os investidores não percorram de volta o caminho em direção aos bancos. Dessa forma, esse novo player de mercado vem impactando os bancos da seguinte forma:
- Por conta do custo menor de operações, os bancos saem em desvantagem por possuírem operações caras e processos altamente burocráticos;
- Por oferecerem poucas opções de investimento e não investirem em educação financeira, os bancos tendem a perder cada vez mais clientes para as corretoras;
- Enquanto as corretoras valorizam a experiência do cliente, os bancos ficam atrás com processos por oferecerem processos demorados e não personalizados.
Todas as mudanças que vem ocorrendo em razão do crescimento das corretoras de investimentos vem ampliando o poder de decisão do cliente que agora pode definir sobre o que fazer com seus investimentos.
Então, conseguiu entender o que são e como funcionam as corretoras de investimento? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!