No começo, eram as fintechs. Mas como estamos falando de um tempo marcado pela inovação, logo surgiram novos players no mercado financeiro.
Quem são eles? Por ora, além das fintechs, estão em evidência as techfins, as big techs, alguns varejistas e as operadoras de telecom.
Neste post, faremos uma rápida caracterização desses agentes, o que nos dará elementos para entendermos melhor a atual dinâmica do mercado financeiro e, quem sabe, projetarmos tendências e identificarmos oportunidades.
Conhecendo os novos players
Para fins históricos, considera-se que o surgimento do PayPal em 1998 marca o início do “movimento fintech”.
As fintechs são, essencialmente, empresas do setor financeiro que se especializam em ofertar serviços específicos, diferenciando-se das instituições tradicionais pelo uso de recursos tecnológicos para proporcionar novas experiências a seus clientes.
Depois das fintechs, diferentes iniciativas começaram a trazer novos agentes para o mercado financeiro, como veremos a seguir.
As Techfins
As techfins são tipicamente empresas de tecnologia cujas soluções acomodaram a oferta de serviços financeiros de tal forma que passaram a ser importantes canais de vazão para esse tipo de demanda.
O Mercado Livre, por exemplo, hoje concentra diferentes produtos financeiros em sua plataforma, para atender ao público que ali se forma, atraído pela sua proposta original de ser um marketplace.
As Big Techs
Por sua vez, as Big Techs são grandes empresas que, mesmo não ligadas diretamente ao setor de finanças, acabam utilizando seu elevado poder de interação com usuários (e clientes) para oferecer também serviços financeiros.
Os maiores exemplos de big techs são, sem dúvida, Google, Amazon, Facebook e Apple, conhecidos pela sigla GAFA. Cada uma dessas empresas tem desenvolvido serviços financeiros, muitas vezes em parceria com instituições tradicionais do setor.
BAIXE AGORA ESTE EBOOK e saiba mais sobre essas grandes empresas de tecnologia, sua influência na economia e os principais desafios enfrentados por elas atualmente.
Varejistas e Operadoras de Telecom
Na mesma linha das Big Techs, algumas conhecidas marcas do varejo e de operadoras de telecom passaram a oferecer serviços financeiros à sua já formada carteira de clientes.
Como exemplo desses segmentos, temos a Via Varejo, controladora de grandes redes de lojas como as Casas Bahia e o Ponto Frio, que criou o Banqi, um banco digital.
A Riachuelo, outra importante rede de lojas, também está transformando a Midway, sua financeira, em um banco digital.
Entre as operadoras de telecom, a Claro passou a oferecer a seus clientes uma linha de crédito pessoal pré-aprovado. Antes disso, a Vivo, outra operadora, chegou a oferecer uma conta pré-paga que podia ser movimentada por celular e por cartão, numa parceria com a Mastercard.
Por que o mercado financeiro?
Alguns fatores ajudam a entender melhor a presença de novos players no mercado financeiro, principalmente a de empresas sem histórico de envolvimento com o setor:
- O mercado financeiro começa a se concentrar, de forma crescente, em estruturas digitais, tanto quanto (ou mais que) outros setores da economia;
- As empresas têm ao seu alcance dois dos principais itens necessários para adentrar nesse segmento: a tecnologia e, principalmente, os dados (informação).
Concretamente, esse movimento traz, para o consumidor, uma diversificação na oferta de serviços financeiros, que rapidamente tende a se traduzir em mais qualidade. Para as empresas, grandes oportunidades poderão ser exploradas a partir da união entre inovação, tecnologia e informação.
No Brasil, esse cenário deve ganhar ainda mais dinamismo com a chegada do sistema de Pagamento Instantâneo, já anunciado pelo Banco Central. O conceito de Open Banking é outro fator que abre perspectivas para futuras oportunidades de negócios.
Assim, por que empresas de diferentes setores não poderiam também explorar esse mercado promissor? E entre tantos novos e diferentes players, muitos poderiam ainda se tornar parceiros e não necessariamente concorrentes.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!