Com o volume de dados aumentando cada vez mais, assim como a necessidade de processos automatizados e o cumprimento de normas, o termo computação quântica vem ganhando mais espaço hoje em dia.
Mas do que se trata exatamente a computação quântica? Como ela funciona, quais benefícios e desafios essa tendência oferece? É sobre isso que falaremos nesse post. Confira!
O que é computação quântica?
A computação quântica representa um novo modelo de processamento de dados. Antes, os computadores só faziam o processamento de dados binários, compostos por 0 e 1. Agora, essa nova modalidade também passa a processar as informações assim como estados intermediários entre eles.
Os computadores quânticos são utilizados em tarefas que exigem um alto nível de processamento bem como a criação de chaves criptográficas específicas, como processos da área cientifica, astronomia e ciência molecular.
Contudo, a computação quântica já tem se expandido para outras áreas como indústria aérea, finanças, indústria de materiais, construção e energia. Não é à toa que algumas potências mundiais têm voltado sua atenção para essa tendência.
A China, por exemplo, já investiu cerca de US$ 400 milhões em pesquisas quânticas. Os EUA, por sua vez, pretende investir bilhões nesse segmento.
Com isso, cria-se a chamada Supremacia Quântica. Esse termo foi usado pela primeira vez por John Preskill em 2012. Ele se referia justamente ao fato dos novos computadores quânticos executarem tarefas que os clássicos nunca conseguiriam em um espaço curto de tempo.
Atualmente, empresas como Google, Intel, IBM e Microsoft tem investido pesado nessa tendência. O Google, por exemplo, afirmou em 2019 que alcançou esses parâmetros através do Google Sycamore, um computador quântico que é capaz de dar resultados em milésimos de segundos bem como processar grandes volumes de dados.
Além dessas empresas, esse ano (2020) a Ford está desenvolvendo um projeto-piloto de pesquisa com a Microsoft que usa tecnologia inspirada na computação quântica para simular a movimentação de milhares de veículos e reduzir os congestionamentos. Entenda um pouco mais sobre esse projeto:
Aplicação, benefícios e desafios da computação quântica
As aplicações dessa tecnologia são as mais variadas. Hoje é possível fazer desde previsões meteorológicas até o mapeamento de riscos financeiros. Inclusive, a computação quântica está muito presente em empresas que buscam a automação de processos, trazendo benefícios como:
- Processamento ultra ágil de grandes volumes de informações;
- Previsões detalhadas com base de informações já geradas;
- Redução em erros de cálculos e computadores tradicionais;
- Aceleramento de pesquisas;
- Otimização de tarefas;
- Mais precisão de sistemas;
- Aplicações que antes levavam horas, dias, meses ou até mesmo anos sendo executadas em tempo real.
Mas apesar de ser uma tendência que vem ganhando força, assim como qualquer outra ela possui grandes desafios a serem vencidos, como:
- Manipulação eficiente dos qubits, uma vez que eles são altamente instáveis e podem perder eficiência por conta das condições do ambiente;
- Limitações na hora de criar algoritmos para aplicações novas;
- Vibrações e ruídos externos ao computador podem ser ocasionados;
- O tamanho das máquinas é um desafio assim como quando os computadores clássicos surgiram. Atualmente as máquinas ocupam espaços médios de 10m² e tem cerca de 3m de altura;
- Para operar, as máquinas precisam de uma temperatura próxima de -273°C.
O que está por vir dentro da computação quântica?
O futuro da computação quântica é muito promissor. De acordo com Ulisses Mello diretor, chefe da IBM Research Brasil “Em 5 anos a computação quântica vai solucionar problemas da vida real”.
A tendência é que o formato hibrido, como acontece atualmente com a computação clássica, ajude a popularizar a computação quântica. Os especialistas afirmam que os supercomputadores quânticos não irão substituir fisicamente os clássicos, mas irão possibilitar o uso de seu alto nível de processamento através de modelos de nuvem híbridos.
Essas aplicações serão extremamente úteis para diversos setores, mas principalmente para o mercado financeiro. Isso porque, por meio da computação quântica será possível realizar a gestão de investimentos, mensuração de risco em diferentes cenários, e automação de tarefas de maneira mais eficiente, principalmente com a utilização em conjunto da Inteligência Artificial.
Atendimento automatizado e individualizado
Outra possibilidade no futuro é o atendimento automatizado e individualizado que será combinado com análise de dados. Dessa maneira, além do cadastro automatizado, será possível consultar bem como gerenciar informações de clientes com um alto nível de eficiência.
Mais um dos aspectos dessa tendência que já vem sendo aplicado dentro do mercado financeiro através da IA é a validação automática de dados, que ajuda a evitar possíveis fraudes. E ao que tudo indica, o que está por vir dentro desse segmento é muito promissor, apesar dos desafios.
Gostou desse conteúdo sobre computação quântica? Então aproveite para conferir outros posts do nosso blog.