O aumento das transações financeiras online também gerou um crescimento exponencial no índice de fraudes de identidade. Com isso, elevar a segurança no onboarding digital e autenticação de registros online se tornou prioridade para as empresas. Nesse cenário, o uso de tecnologias como a biometria facial na antifraude é uma solução que pode ajudar a reduzir essa prática, assim como os prejuízos gerados a partir dela.
No Brasil, as tentativas de fraude por meio de canais digitais de janeiro a julho de 2022 mais que dobraram se comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram mais de 5 milhões de tentativas de fraudes e outros crimes cibernéticos contra 2,7 milhões ocorridos em 2021. Ou seja, um aumento de 97%.
Contudo, graças aos avanços tecnológicos, soluções como o reconhecimento facial por biometria vem contribuindo para elevar a segurança na validação e autenticação de identidades em transações financeiras.
Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre essa tecnologia e como a biometria facial pode se tornar uma grande aliada no combate a essa prática no mercado financeiro.
O que é a biometria facial?
Basicamente, a biometria facial corresponde a uma tecnologia usada para validar e autenticar a identificação de uma pessoa a partir do mapeamento e leitura dos seus traços faciais.
Para isso, essa solução usa de recursos como IA para analisar cerca de 80 pontos nodais e suas variáveis que tornam o rosto de cada indivíduo único e comparar essas informações com um banco de dados. Assim, é possível validar a identificação de forma digital, com rapidez e praticidade, uma vez que o índice de acerto e confiabilidade da biometria facial são elevados.
Biometria facial na antifraude eleva a segurança digital
Atualmente, empresas que trabalham com um grande volume de dados online, sobretudo do mercado financeiro, são os principais alvos de fraudes de identidade.
No Brasil, só no segundo semestre de 2022, o aumento na tentativa de fraudes desse tipo foi de 20%, segundo levantamento feito pela Transunion, empresa global de informações e soluções.
Além disso, estratégias criminosas como deepfakes crescem no país. Em 2022, a aplicação dessa prática cresceu 66% segundo aponta o Relatório Global de Fraude e Identidade 2022. Ou seja, trata-se de um problema que oferece alto risco para as empresas.
Para contornar o problema, a biometria facial tem sido a tecnologia mais usada para limitar o avanço das fraudes de identidade e não é para menos.
Essa é uma solução que tem ampla aceitação por parte dos consumidores devido ao seu alto grau de precisão e também pela conveniência. Afinal, não é preciso que o usuário memorize senhas e outros códigos de acesso em processos de autenticação.
Desse modo, sua implementação nas empresas é algo que ajuda a elevar a confiança e melhorar a experiência dos usuários em suas transações digitais.
Por que a biometria facial na antifraude é vista como grande aliada?
Alguns dos benefícios do uso dessa tecnologia no combate à fraudes de identidade são:
- Maior controle de usuários para as empresas;
- Elevação do nível de precisão na identificação individual dos usuários;
- Automação de todo o processo de reconhecimento e em tempo real.
Além disso, o reconhecimento facial por biometria é uma tecnologia que pode ser facilmente integrada a outros sistemas. Sendo assim, mais do que um facilitador na validação e autenticação de identidades, essa tecnologia representa um grande rumo na segurança digital das empresas e no combate às tentativas de fraudes.
Atomics: uma solução de validação automática de documentos e reconhecimento facial
A Simply é uma empresa que se destaca pelo desenvolvimento de soluções de automação e validação inteligente de documentos.
É o caso do Atomics, um SaaS de validação automática de documentos e reconhecimento facial, com inteligência artificial que auxilia na prevenção de fraudes.
A solução utiliza biometria facial para verificação de identidade, autenticação de transações e controle de acessos.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Atomics e outras soluções que podem ajudar a elevar a segurança digital na sua empresa.