No mercado financeiro, o beyond banking e a experiência do cliente são conceitos cada vez mais interligados e que estão redefinindo o modo de atuação das instituições financeiras, proporcionando uma abordagem inovadora e centrada no usuário.
Com os avanços da digitalização e mudanças constantes no comportamento dos consumidores, os bancos tiveram que ir além do que já era tradicionalmente oferecido e expandir seus serviços, passando a atuar em um ecossistema de soluções integradas e personalizadas que levam mais praticidade e conveniência ao dia a dia do cliente.
Nesse contexto, o beyond banking surge como uma estratégia de sucesso que vem auxiliando bancos e fintechs a moldar a jornada do cliente, antecipando suas necessidades e diversificando a oferta de produtos e serviços financeiros. Mas, o que exatamente significa o beyond banking e como esse conceito vem impactando a experiência do cliente e o setor financeiro?
Continue a leitura e compreender o que é beyond banking, sua evolução e como essa estratégia está transformando os serviços financeiros. Confira!
O que é beyond banking?
O termo beyond banking em português significa “além do banco” e representa uma abordagem inovadora que as instituições financeiras estão adotando para deixar de operar em silos e se transformar em verdadeiros ecossistemas de serviços, diversificando a oferta de produtos e serviços e, com isso, proporcionando mais conveniência e valor à experiência do cliente.
Ou seja, em vez de apenas oferecer contas bancárias, empréstimos e cartões, os bancos e fintechs estão se unido a empresas de vários setores do mercado e investindo em soluções capazes de suprir a diferentes demandas dos consumidores, que vão além do setor financeiro.
Isso inclui desde serviços como marketplaces integrados a aplicativos bancários, até cashbacks e programas de fidelidade, assistência em compras, ou mesmo a oferta de soluções personalizadas apoiadas pelo uso de tecnologias como IA, APIs e Big Data.
A evolução do beyond banking
Presente entre as trilhas temáticas da Febraban Tech 2025, o beyond banking é um conceito que surgiu em resposta aos avanços tecnológicos, a digitalização acelerada e a demanda crescente por mais conveniência e personalização no setor bancário.
Antes, o relacionamento entre instituições financeiras e clientes focava apenas em produtos financeiros padronizados e no atendimento presencial.
Contudo, com o crescimento das fintechs e a busca por soluções que se integram facialmente ao dia a dia dos consumidores, os bancos tiveram que se reinventar e encontraram no modelo de beyond banking uma estratégia eficaz para oferecer serviços novos, integrados e que agregam valor ao relacionamento com os clientes.
Beyond banking e a experiência do cliente: principais benefícios
Quando se fala em beyond banking e a experiência do cliente, as vantagens que esse modelo pode oferecer são inúmeras. Entre os principais impactos desse conceito para os consumidores, estão:
- Mais conveniência: serviços integrados dentro de apps bancários eliminam a necessidade de o cliente recorrer a múltiplos aplicativos ou contas para acessar produtos e serviços financeiros. Tudo é feito em um só lugar.
- Personalização: o uso de dados a partir de tecnologias avançadas como inteligência artificial por exemplo, possibilita ofertas mais relevantes e alinhadas ao perfil de cada usuário.
- Benefícios financeiros: a diversificação na oferta de serviços como cashbacks, descontos exclusivos e programas de recompensam acabam gerando mais economia para os usuários.
Novos métodos de onboarding com a integração de sistemas de autenticação avançada e investimentos em digitalização de serviços e processos também conferem mais agilidade e menos burocracias no atendimento, além de mais segurança, resultando em uma experiência bancária mais completa e eficiente.
Impactos do beyond banking e a experiência do cliente no mercado financeiro
No mercado financeiro, em especial no setor bancário, adotar o modelo de beyond banking representa uma oportunidade de diversificar receitas, atrair e fidelizar clientes.
Ao oferecer soluções para além do core banking, as instituições se destacam atendendo a necessidades diversas dos clientes, desde a gestão financeira, até consultorias de investimentos, segurança contra fraudes, entre outros. Isso fortalece o relacionamento com os clientes, além de criar uma experiência mais completa aos usuários.
A personalização baseada em dados também impacta na experiência do cliente, reduzindo os índices de evasões e potencializando a satisfação no atendimento. Além disso, a digitalização e automação também diminuem os custos operacionais, tornando o modelo de beyond banking mais eficiente e lucrativo.
Com os avanços do open finance e ampliação no uso de inteligência artificial e outras inovações, a tendência é que o conceito de beyond banking continue a crescer, fomentando um ecossistema mais colaborativo, onde o futuro do mercado financeiro deve estar não somente no dinheiro, mas em como as instituições podem agregar valor à vida financeira dos clientes.