Adotar o modelo de Data Driven no processo de gestão se tornou um objetivo comum de muitas empresas. E não é para menos, afinal, tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados ajuda a minimizar os erros e garante maior precisão nas ações.
Mais do que isso, ser uma empresa orientada por dados promove também outras vantagens competitivas que auxiliam no crescimento do negócio. O que inclui maior transparência operacional, redução de despesas, aumento da produtividade e a percepção de novas tendências e oportunidades de negócio.
Contudo, ainda existem algumas dificuldades que as empresas enfrentam atualmente para se tornar uma organização orientada por dados. Você sabe quais são elas?
Continue lendo esse artigo e veja os principais desafios para uma empresa adotar a cultura Data Driven. Além disso, entenda como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Confira!
Data driven – Principais desafios para as empresas
Nos últimos anos, os dados se tornaram um dos ativos de maior valor no ambiente corporativo. Sabendo disso, as empresas estão cada vez mais usando o enorme volume de informações geradas internamente para obter insights valiosos. E, assim, adotar uma cultura orientada por dados para obter melhores resultados e se manterem competitivas.
Apesar disso, saber como usar os dados a favor do negócio ainda é uma dificuldade presente na rotina das corporações. Segundo dados do relatório “Big Data and AI Executive Survey 2021” feito por empresas da Fortune 1000, apenas 30% das empresas conseguem desenvolver uma gestão orientada por dados bem articulada.
Isto se deve a uma série de obstáculos que as organizações ainda enfrentam para implantar a cultura Data Driven. O que inclui:
Desafios culturais
Moldar uma nova cultura em torno de aspectos organizacionais e processos de negócio, combatendo a resistência às mudanças pode ser complexo. Sobretudo porque muitas empresas ainda se apegam a antigas metodologias e nutrem desconfianças no que se refere à cultura de dados.
Contudo, perceber a relevância das informações ajuda a dar novas percepções sobre como a empresa pode definir seus próximos passos e evoluir com sustentabilidade.
Qualificação dos dados
Com a disseminação do big data e ferramentas de captação e processamento de dados, o volume de informações nas empresas aumentou bastante. Com isso, se deparar com dados subjacentes é algo comum e que pode prejudicar até mesmo as melhores estratégias de análises.
Desse modo, saber qualificar as informações é de suma importância, embora ainda seja uma dificuldade comum nas empresas. Seja pela falta de compreensão sobre o que os dados significam e seu processo de coleta. Ou mesmo por falta de habilidades técnicas para o tratamento dessas informações.
Arquitetura de dados ineficiente
Outro ponto que também dificulta para uma empresa seguir o conceito Data Driven é achar ser possível implementar uma área de dados robusta sem contar com uma infraestrutura de dados eficiente.
Assim como em qualquer projeto, adotar uma cultura orientada por dados demanda investimentos. É preciso fornecer as ferramentas certas para a equipe passar a incluir o uso de dados diretamente em suas operações. Do contrário, dificilmente será possível democratizar o acesso a essas informações e usá-las a favor do negócio.
Como a tecnologia ajuda a tornar uma empresa orientada por dados
Adotar o modelo Data Driven para guiar uma empresa a partir de dados, significa gerar informações valiosas que podem ditar o sucesso de uma organização.
Contudo, muitas organizações ainda não conseguem extrair de seus dados insights relevantes para apoiar sua tomada de decisão.
Esse é um ponto crítico para construção de uma empresa Data Driven que a tecnologia pode ajudar a contornar.
Uma infraestrutura tecnológica desenvolvida para o tratamento dos dados ajuda a processar as informações no mesmo ritmo em que são geradas. Com isso, é possível fornecer dados estruturados que facilitam sua manipulação, agrupamento e compreensão, gerando mais valor em menos tempo aos negócios.
Nesse contexto, tecnologias como a S-View, da Simply, podem ser muito úteis para tomadas de decisões inteligentes orientadas por dados. Através desse recurso, uma empresa consegue criar modelos preditivos, fazer análise de riscos, obter visões de BI e muito mais. Tudo a partir de dados operacionais e históricos unificados em um só lugar.
Quer saber mais sobre a S-View e como essa tecnologia pode contribuir para construção de uma cultura Data Driven? Fale conosco e saiba mais!