Com a digitalização acelerada e a crescente concorrência, os bancos precisam se reinventar e ampliar suas ofertas de produtos e serviços para além do financeiro e para isso surgiu o Beyond Banking.
Esse modelo de negócio visa investir em diferenciais que vão além do tradicional nas instituições bancárias buscando oferecer um ecossistema diverso para seus clientes.
Entenda melhor o que é o Beyond Banking, como surgiu, qual sua importância para as instituições financeiras bem como seus benefícios e desafios nesse setor.
Beyond Banking: o que é e como surgiu?
O Beyond Banking nada mais é que uma forma que as instituições financeiras encontraram de prover novos produtos e serviços que vão além do setor financeiro, mas que podem se converter em receita.
Dessa forma, o modelo de negócio ajuda as instituições a criar um ecossistema variado que ofereça mais ao cliente através de parcerias com empresas de tecnologia não bancária, acelerando a entrega de soluções para o mercado.
Qual a sua importância?
Com a transformação digital acontecendo a passos largos as instituições financeiras tradicionais precisam reagir diante da concorrência no setor. E ampliar seus produtos e serviços partindo para setores adjacentes que tenham potencial de retorno.
O Beyond Banking é uma ótima oportunidade para gerar novos negócios. No entanto a estratégia precisa ser centrada no cliente para que funcione de maneira efetiva e não apenas se tenha foco no aumento do portfólio.
O foco é naqueles produtos e serviços que atendam as reais necessidades dos clientes oferecendo uma experiência personalizada de oferta financeira e não financeira. Isso através do uso de dados e tecnologia de ponta.
Principais benefícios e desafios do Beyong Banking
Com esse novo modelo de negócios as instituições financeiras se beneficiam muito e entregam experiências melhores e mais eficientes aos seus clientes. Mas o modelo ainda é muito amplo e necessita de atenção.
Confira alguns dos benefícios do Beyond Banking:
- Expansão dos produtos e serviços para além do financeiro podendo obter grande potencial de retorno com setores adjacentes;
- Melhora na experiência do cliente oferecendo soluções eficientes num único lugar;
- Possibilidades de parcerias e networking;
- Melhora significativa no ranking da concorrência;
- Oportunidade de novos negócios;
- Maior conexão com o cliente ao centralizar suas necessidades e desejos.
Porém, nem só de vantagens vivem as instituições financeiras. Principalmente quando se trata de incorporar o modelo de Beyond Banking e ofertar maiores possibilidades aos seus clientes.
O setor é amplo e precisa estar solidamente aliado a tecnologia e desenvolvimento de serviços eficientes. Para isso é necessário avaliar bem os passos a serem dados e não fazer de tudo, mas sim entregar aquilo que é ideal de acordo com o perfil de usuários da instituição.
A importância da tecnologia e do uso de dados entra com tudo nesse processo sendo um desafio instigante para os bancos tradicionais se adaptarem ao “novo mundo” e baterem de frente com a concorrência.
O conceito de Beyond Banking veio para revolucionar o mercado financeiro no Brasil e precisa estar aliado e atrelado a vida de quem consumirá esses produtos e serviços! Você acha que as instituições financeiras estão prontas? Comente aqui sua opinião!
E não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este na sua caixa de entrada!