O mercado financeiro vem passando por uma forte onda de transformação digital nos últimos anos. A pandemia, a digitalização de operações, bem como a incorporação de novas tecnologias vêm trazendo mais inovação aos serviços financeiros, tornando-os mais disruptivos e democráticos. E o Banking as a Service (BaaS) também vem contribuindo bastante nesse processo de transformação digital dos bancos.
O Banking as a Service é um novo modelo que permite estender os serviços do setor bancário por meio de APIs (Application Programming Interface) a diferentes áreas. Seja para complementar operações ou mesmo oferecer experiências mais completas aos consumidores.
Veja a seguir mais detalhes sobre a evolução do BaaS e quais impactos essa tecnologia vem promovendo na transformação digital dos bancos. Confira!
Evolução do BaaS
Com os anos, as ofertas de BaaS estão evoluindo cada vez mais. O que antes era algo restrito apenas aos serviços de cash management, de parcerias especificas ou White label, hoje já abrange vários produtos e serviços bancários que podem ser integrados a soluções de empresas em vários seguimentos.
Segundo uma pesquisa feita pelo IMR (Introspective Market Research) em 2021, o Banking as a Service foi um mercado que movimentou nada menos que US$1,4 bi no Brasil. Seu crescimento não vem atrelado apenas a digitalização, ao Open Finance ou a migração das estruturas para nuvem.
Essa tecnologia também acompanha a tendência da fintechzação das empresas, ou seja, do uso de tecnologias pelas corporações não financeiras para ofertas de serviços financeiros. O que mostra que cada vez mais empresas do setor financeiro estão repensando suas estratégias para diversificar a oferta de seus serviços e navegar nesse novo cenário com mais solidez.
Aproveite e fique por dentro de tudo que você precisa saber mais sobre a nova era dos serviços bancários! BAIXE AGORA ESTE EBOOK E ENTENDA O BANKING 4.X!
Banking as a Service na transformação digital dos bancos
O BaaS surgiu para elevar a competitividade no mercado financeiro. Mais do que isso, essa tecnologia constitui-se em um atalho para que os bancos tradicionais possam pulverizar seus produtos e serviços. E, desse modo, possam se posicionar de maneira mais estratégica e efetiva no novo cenário digital.
Ter uma infraestrutura Banking as a Service à disposição estimula a inovação nos bancos, de uma maneira muito mais abrangente. Soluções como APIs, ou a automação, acabam criando novos caminhos para a implementação de tecnologias e serviços digitais com mais facilidade. E não é só isso. Com a adoção do BaaS, os bancos conseguem:
- Gerar novos fluxos de receitas;
- Melhorar sua user experience, uma vez que o usuário consegue encontrar tudo o que precisa dentro de uma mesma interface;
- Garantir mais agilidade operacional;
- Reter um número maior de clientes.
Quem não investir agora em BaaS está correndo um sério risco de ficar para traz dos seus concorrentes mais interconectados com a era digital. Mas, para ter sucesso com a adoção dessa tecnologia, é preciso contar com uma abordagem multicloud hibrida.
Ou seja, os bancos precisam dispor da infraestrutura capaz de modernizar alguns processos na nuvem, enquanto mantém outros em sistemas e servidores próprios. Além disso, também é necessário contar com parcerias que sejam capazes de fornecer ferramentas digitais eficientes e que viabilizem essa transformação.
Implementar o Banking as a Service é mais do que investir em tecnologia, significa impulsionar a transformação digital na sua empresa. E, assim, dar um grande passo em direção a satisfação de um público que está cada vez mais interessado por experiências online melhores na prestação de serviços bancários.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse semanalmente na sua caixa de entrada!