Você sabia que o background check e o compliance estão intimamente relacionados? O processo de verificação de antecedentes auxilia as empresas a estarem em conformidade com os melhores padrões de mercado.
Nesse conteúdo vamos falar sobre esses dois conceitos, demonstrando de que forma o background check contribui para o compliance empresarial.
Mais segurança para o seu negócio
Um dos principais aspectos do compliance é a prevenção a fraudes e incremento de segurança para as empresas. Esse é um dos aspetos em que os conceitos de background check e o compliance se aproximam.
Isso porque o processo de checagem de antecedentes permite evitar que fraudes sejam praticadas contra a organização. O background check pode ser realizado com os parceiros em potencial, com os colaboradores e clientes.
Sem esse processo a empresa está sempre sujeita a ação criminosa de terceiros, que se aproveitam de um sistema desprotegido para praticar fraudes das mais diversas. A fraude de identidade é uma das mais comuns no mercado global.
Por isso mesmo, a adoção do background check contribui para o incremento de segurança empresarial e, consequentemente, conformidade. O processo de checagem deve ser detalhado, envolvendo os principais documentos dos interessados.
Background check e o compliance devem ser personalizados
Para que uma empresa esteja em conformidade com as normas que regem a sua atividade, é indispensável conhecer essas normas e saber quais delas são válidas para o negócio.
Como essas normas dependem sempre do setor de atuação, do país em que a empresa está inserida, do seu tamanho e outros fatores, o planejamento para o compliance deve ser específico para cada empreendimento.
Da mesma forma, o processo de background check pode envolver diversas consultas, nem todas relevantes para o seu negócio. Nesse sentido, na implementação da checagem, é importante delimitar o seu escopo.
Podemos dizer que o background check e o compliance são conceitos que se relacionam até mesmo no modo em que são aplicados. O processo de checagem deve ser feito com base nas normas de compliance relativas a cada empreendimento.
Background check e combate à lavagem de dinheiro
Um dos principais objetivos por trás do compliance é prevenir desvios de dinheiro e uso da empresa para finalidades alheias ao seu objetivo. Esse é outro ponto em que o conceito se relaciona diretamente com a checagem de antecedentes.
Ao prevenir fraudes, o background check funciona como instrumento para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Isso porque fornece aos agentes internos a identificação e detalhes relevantes sobre pessoas, que podem servir para investigações.
Como implementar o background check e o compliance
No passado o processo de background check era lento e burocrático, gerando grande custo para as empresas. Como a coleta e tratamento das informações acontecia de forma manual, além do custo, existia também uma sobrecarga de trabalho.
No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, o background check se tornou muito mais dinâmico, barato e eficiente. Agora tudo pode acontecer de forma 100% automatizada, o que representa um grande avanço e vantagens reais para as empresas.
Todas as informações são coletadas e tratadas de forma automática, por um sistema dotado de Inteligência Artificial. Isso permite incorporar o background check ao compliance, de forma sistemática, por meio da integração de setores.
Como você pode ver, background check e o compliance estão relacionados de forma direta. São dois conceitos relevantes dentro de uma organização, sendo que a checagem de antecedências contribui para a conformidade da empresa.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter para receber novos conteúdos em seu e-mail!