Os avanços tecnológicos juntamente com a necessidade constante em oferecer uma excelente experiência ao cliente, tornou a presença de um Product Manager cada mais necessária nas empresas.
E não é para menos, afinal, este profissional consegue ter uma visão holística sobre um produto, unindo em sinergia tecnologia, experiência do cliente e negócio visando sempre o sucesso da empresa.
Entenda melhor o que faz um Product Manager e qual sua importância dentro das empresas, principalmente na era da transformação digital. Acompanhe!
O que faz um Product Manager?
Lançar um novo produto no mercado tem sido um grande desafio para muitas empresas. Principalmente considerando as tecnologias de alto nível aplicadas e o nível cada vez mais exigente dos consumidores.
Nesse cenário, o papel do Product Manager é ainda mais importante. Basicamente, este profissional fica encarregado pela entrega de um produto de software com uma proposta inovadora e que seja capaz de promover uma boa experiência ao cliente final.
Seu objetivo consiste em identificar a necessidade real do cliente e buscar meios de sanar suas dores a partir de ferramentas de design, propostas inovadoras e estratégicas e soluções tecnológicas.
Ou seja, seu foco é basicamente entregar para o mercado um produto que seja tecnologicamente impecável. E que, ao mesmo tempo, seja relevante e ofereça uma excelente experiência para o cliente.
Quais são os tipos de Product Managers?
No geral, existem 4 tipos de Product Manager. Abaixo, detalharemos cada um deles. Confira:
- De negócio – Sintetizam as requisições de clientes em roadmap através de interação direta com os clientes, trabalham com vendas e apresentações, definições de preço, segmento e demais requisitos do cliente final;
- Técnico – Trabalham com a visão técnica, desenvolvendo a infraestrutura e qualidade de busca, o machine learning e definem os trade-offs do produto;
- Com foco em designer – Trabalham o aspecto visual do produto, são sensíveis com a experiência de usuário, aprimoram a experiência do cliente para que haja perfeição a nível de atratividade visual;
- Growth – São os profissionais quantitativos, os analíticos, o number-driven, os criativos e agressivos que determinam as críticas que o produto pode vir a ter. Trabalham ao lado dos desenvolvedores e do marketing.
Product Owner e Product Manager: entenda a diferença
Muitos acreditam que Product Manager e Product Owner são a mesma coisa, mas não é bem assim. O Product Manager é o responsável por guiar o processo de sucesso de um produto, liderando equipes multifuncionais para o melhoramento estratégico.
Já o Product Owner é o responsável por maximizar o valor de um produto que resultou dessa equipe de desenvolvimento. Ou seja, ele é basicamente a voz do cliente para melhorias do produto final através do backlog (refinamento) do produto.
Qual a importância do Product Manager para a transformação digital nas empresas?
Os Product Managers, ou no português livre, Gerentes de Produto costumam ser profissionais um tanto versáteis. E suas funções contribuem para a melhora na experiência final do cliente, mas não somente isso.
Em meio a crescente e constante transformação digital, o papel desses profissionais é ainda mais requisitado. Suas habilidades de soft skills e hard skills, referentes também a oratória e negociação, até análise de dados e da modelagem financeira são valiosas para as empresas.
Eles atuam desde a tomada de decisão, construção visual e estratégica até administração do backlog, pesquisando, fazendo benchmarks e analisando dados, gerindo stakeholders, etc. Essas responsabilidades estratégicas fazem dos Product Manager profissionais de extrema importância dentro das empresas.
Para que haja possibilidades de oferecer as melhores experiências digitais aos clientes através de produtos e serviços é preciso ter pessoas que estejam cada vez mais focadas nesses usuários. E os Product Manager são essas pessoas.
Agora, sabendo da relevância desses profissionais, que tal ajudar outras pessoas a terem acesso à esse artigo? Basta compartilhar nosso artigo em suas redes sociais.