Com 2021 chegando ao fim e a constante mudança e a transformação global, principalmente no meio tecnológico, é essencial que as empresas antecipem os passos e prevejam os próximos cenários a serem encarados.
Quais serão as tecnologias que pretendem não só movimentar o mercado, mas impactar diretamente o funcionamento das empresas já nos próximos meses?
Continue sua leitura e confira as principais tendências tecnológicas para 2022 de acordo com o Gartner Top Strategic Trends.
Acompanhe também uma retrospectiva do cenário de 2021 em relação às tecnologias previstas para o referido ano e como se deu a evolução das tecnologias de IA no mercado, em especial no setor financeiro.
2021: tendências tecnológicas que continuam em alta
Conforme já previsto pelo Gartner, algumas tecnologias se destacaram em 2021 e basicamente foram aquelas que tinham como foco auxiliar as organizações com maior flexibilidade e adaptação às circunstâncias atuais, visando ainda oferecer uma experiência totalmente satisfatória ao consumidor final.
As mudanças causadas pela pandemia não acabaram em 2021. Essa transformação que incorporou novas ferramentas e tendências tecnológicas mudou a forma como pessoas e empresas se relacionam hoje em dia, e continuará implementando inovações em diversos setores dos negócios.
Com isso, algumas dessas tecnologias previstas para 2021 ainda seguem presentes para o próximo ano, confira abaixo:
- Plataformas Nativas da Nuvem: possibilitam construir aplicativos resilientes e ágeis. Ou seja, permite respostas rápidas às mudanças digitais.
- Malha de Segurança Cibernética: nada mais é que uma arquitetura que integra serviços de seguridade distintos, de modo flexível possibilitando colocar soluções de segurança autônomas para trabalhar em conjunto com o objetivo de reforçar a segurança geral, aproximando os pontos de controle dos ativos aos quais eles foram designados a proteger, independentemente da localização.
- Hiperautomação: tem como objetivo identificar, examinar e automatizar de forma rápida o maior número de processos de negócios e TI. Permite escalabilidade, operação remota e interrupção do modelo de negócios, além de auxiliar no crescimento rápido e maior resiliência das empresas.
- Engenharia de IA: com ela é possível agilizar a entrega de soluções em Inteligência Artificial nas empresas, possibilitando o aumento ou automação de tarefas e decisões que hoje são executadas por humanos.
- Experiência Total: é uma estratégia de negócios de integração entre multiexperiências do funcionário, cliente e usuário que visam acelerar o crescimento e gerar confiabilidade e satisfação total.
- Computação Aprimorada para a Privacidade: a privacidade e o desenvolvimento tecnológico precisam estar alinhados e andar juntos, por conta dessa evolução os processamentos de dados em ambientes não confiáveis são uma grande preocupação dos consumidores e as leis seguem mais críticas.
O que esperar para 2022?
Novas tecnologias deram as caras nas previsões para o ano que vem. Confira quais são elas:
- Data Fabric: a integração flexível e resiliente de silos de dados e aplicativos com analytics ocorrerá com mais frequência em 2022, simplificando a oferta de informações em qualquer lugar, sempre que necessário.
- Aplicativos Combináveis: a partir de modulares centrados nos negócios estes aplicativos facilitam tanto o uso quanto a reutilização do código, agilizando o tempo de colocação no mercado, bem como lançando novas soluções de software e agregando ainda mais valor para as organizações.
- Inteligência de Decisão: a eficiência na tomada de decisão dentro das empresas funciona como uma importante vantagem competitiva. Por meio dessa abordagem prática, que usa inteligência e análise, gestores e líderes conseguem modelar suas decisões como um conjunto de processos, para informar, aprender e refinar suas decisões com mais facilidade.
- Empresas Distribuídas: refletem o modelo avançado de negócio digital primeiro e remoto para melhorar a experiência dos funcionários e digitalizar os pontos de contato do consumidor, além de construir experiências de produto e alimentar a demanda por serviços virtuais e locais de trabalho híbridos.
- Sistemas Autônomos: diferentemente dos sistemas automatizados, os sistemas autônomos conseguem aprender com seus ambientes e gerar mudanças em seus próprios algoritmos de forma dinâmica e em tempo real. Com isso, cria-se rapidamente um conjunto de tecnologias capazes de suprir os novos requisitos, otimizando o desempenho e evitando contra-ataques.
- IA Generativa: um sistema que aprende artefatos a partir de dados e cria inovações semelhantes que não se repetem.
Fique também por dentro dos próximos passos da digitalização no mercado financeiro. BAIXE AGORA ESTE EBOOK DE TENDÊNCIAS DO MERCADO FINANCEIRO e acompanhe as novidades previstas para 2022!
IA no Centro da Transformação Digital
A Inteligência Artificial vem ganhando campo dentro da tecnologia há alguns anos e pretende continuar caminhando para se tornar uma das tecnologias mais transformadoras da humanidade.
Segundo o que Louis Columbus, diretor da empresa de software IQMS, demonstra em sua coluna na Forbes algumas maneiras que a integração da IA tem de melhorar as taxas de sucesso na transformação digital, são:
- Algoritmos certeiros e precisos;
- Renovação das estruturas organizacionais e integrações de TI;
- Eficiência operacional: quanto mais dados, maior a proximidade.
No mercado financeiro, uma das principais vias de utilidade da IA é a rapidez e economia de custos através da otimização dos sistemas e processamentos de dados. A direção do uso da IA será em relação a melhoria acentuada dos recursos já existentes melhorando variedade e inovação na área.
Seja por conta dos efeitos da pandemia, ou pelo aumento do volume de dados, do crescimento computacional entre outros fatores, a verdade é que ficar atento às tendências tecnológicas que já estão impactando as empresas hoje e que ainda estão por vir é fundamental, até mesmo para tornar as organizações mais flexíveis, competitivas e com capacidade de se adaptar às circunstâncias com mais facilidade.
Quer se aprofundar mais em cada uma dessas tendências? BAIXE AGORA o ebook completo!