A experiência de navegar na internet mudou bastante no decorrer dos anos. E grande parte disso se deve aos vários momentos de evolução que a rede passou até chegar ao que conhecemos hoje como Web3. Essa atualização traz uma série de novas possibilidades, principalmente para as empresas que querem estar à frente da concorrência. Mas, o que é exatamente a internet 3.0, ou quais tendências chegarão com a web3 e as organizações devem focar?
Embora muitos a tratem como futuro, podemos dizer que na verdade vivemos um período de transição da Web 2.0 para a Web 3.0. Inclusive, muito provavelmente você já teve contato com algumas das tendências ligadas a Web3, mas talvez nem saiba disso. É o caso, por exemplo, das criptomoedas e do machine learning.
Acompanhe conosco essa leitura e entenda mais do que se trata essa internet mais descentralizada e com foco na privacidade dos usuários. Além disso, veja também quais tendências com a Web3 é importante acompanhar já em 2023. Confira!
O que é Web3?
O conceito de Web3 é utilizado para designar uma nova fase na evolução da rede mundial de computadores. Basicamente, consiste em uma fase de maior descentralização, mais privacidade para o usuário e transparência no uso de seus dados.
No geral, essa fase para a qual estamos nos direcionando, se baseia na utilização dos chamados blockchains, que são bancos de dados públicos que armazenam uma grande quantidade de informações de usuários e suas transações dentro do mundo digital.
Nos últimos anos, esse conceito tem se expandido cada vez mais. Principalmente com o advento de várias ferramentas e tecnologias que mudam a forma como consumimos a internet.
Em 2022, quando os blockchains dos games tiveram seu momento no mercado, também houve um marco no mundo “www”. Vimos gigantes como o Facebook se tornar Meta, ao mesmo tempo que gigantes do mercado mergulharam de cabeça nessa proposta do metaverso de se tornarem presentes no digital, sem amarras físicas e com contato direto com os consumidores.
Desde então, estamos vendo um boom de soluções sendo criadas para impactar diretamente o usuário final, dentro da sua experiência digital.
Principais tendências com a Web3
Com o boom da Web3, uma série de tendências também surgiram com o conceito, abrindo novas possibilidades para as empresas. Dentre elas podemos citar:
Mais pessoas e marcas no metaverso
O metaverso já está consolidado entre nós, e deve ganhar mais força com a popularização do 5G. Segundo uma pesquisa realizada pela Bayz cerca de 40% das empresas entrevistadas pretendem seguir essa tendência.
Um exemplo do ingresso de grandes marcas nesse espaço é a consolidação de várias delas em jogos como GTA. Já vemos gigantes como iFood, Uber e Nike atuando de forma digital, vendendo produtos e serviços que só existem neste universo.
Evolução do DeFi
As finanças descentralizadas (ou DeFi) são uma tendência que deve continuar sua expansão esse ano, com o lançamento de novos produtos e dispositivos de segurança rodando em blockchain e voltados ao mercado financeiro.
Por isso, espera-se que haja um destaque maior aos projetos auditados com oferta de ativos sintéticos e amplo volumes para trocas, para minimizar os riscos e proteger os ativos.
Democratização da Web3
Muito provavelmente, em 2023, uma das tendências com a web3 envolverá justamente sua consolidação no mercado. No geral, a expectativa é que esse novo conceito de internet se torne de fácil usabilidade para qualquer pessoa.
Para isso, o mercado buscará meios de simplificar essa tecnologia para aproximá-la do consumidor, democratizando seu acesso e, com isso, garantindo uma melhor experiência ao usuário.
Portanto, a Web3 chega trazendo várias tendências junto com ela e as empresas que aderirem a esse novo momento, poderão ter muitas oportunidades para otimizarem os seus resultados e atender os consumidores das mais diferentes formas.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e continue acompanhando artigos como este!