O avanço das novas tecnologias vem desburocratizando o mercado financeiro e dando cada vez mais espaço para o surgimento do DeFi (Descentralized Finance).
Você conhece ou já ouviu falar em DeFi? Quais vantagens ela oferece para os consumidores? Ou ainda, quais desafios sua aplicação envolve?
O DeFi é uma tecnologia que visa romper com intermediários em serviços financeiros oferecendo maior autonomia aos consumidores. Nesse artigo vamos explicar detalhadamente esse conceito, seus benefícios e muito mais sobre o assunto. Confira!
O que é DeFi?
DeFi, Decentralized Finance ou Finanças Descentralizadas em português trata-se de uma forma de tecnologia que se baseia num ecossistema parecido com o bitcoin. Mas, ao invés de descentralizar as transações monetárias, seu foco volta-se para os serviços financeiros.
O DeFi procura remover o controle sobre os produtos e serviços financeiros dos bancos, bem como instituições através de stablecoins, softwares e hardwares.
DeFi x Finanças Centralizadas
Para compreender melhor o conceito DeFi é importante entender o que diferencia este conceito das finanças centralizadas. Vamos lá!
Finanças Centralizadas
Nas finanças centralizadas, o seu dinheiro fica na posse de bancos ou financeiras que tem como objetivo rentabilizá-lo em benefício próprio. Esse sistema financeiro faz o uso de serviços de terceiros que facilitam a movimentação desse dinheiro entre as partes cobrando taxas por serviços.
Essa movimentação forma uma cadeia de lucros a cada negociação, empréstimo ou serviço financeiro que é operada por órgãos governamentais e outros, e é através desses vários intermediários que os usuários têm acesso aos serviços financeiros.
Finanças Descentralizadas
O DeFi desafia esse ecossistema eliminando intermediários das transações financeiras. Ou seja, ao invés de ter bancos, financeiras ou corretoras intermediando as transações, pessoas comuns realizam essas transações a partir de tecnologia emergente, como redes financeiras ponto a ponto que se utilizam de protocolos de segurança, conectividade e softwares/hardwares.
Com o DeFi, o usuário deixa de se sentir financeiramente excluído e passa a ter maior controle, bem como visibilidade sobre seu ativo financeiro, tendo à disposição alternativas à moeda local, além de diversas opções bancárias do mercado global, sem taxas intermediárias.
Evolução do DeFi
No geral, o DeFi segue a mesma lógica das criptomoedas, se baseando num acesso livre e autoritário de regras com os próprios interesses, mas ainda está em estágio inicial de evolução não sendo totalmente regulamentado. Isso quer dizer que há muitos percalços quanto a infraestrutura, hacks e golpes.
As leis da atualidade são montadas com base na ideia de jurisdição financeira separada permitindo que cada um crie seu próprio conjunto de regras e as Finanças Descentralizadas abrem questões essenciais a esse tipo de regulação.
Benefícios
Adotar o conceito de Finanças Descentralizas é algo que pode oferecer inúmeras vantagens aos consumidores. Entre as principais, podemos citar:
- Elimina taxas de serviços financeiros;
- Mantém seu dinheiro sob sua autonomia em carteira digital;
- É preciso apenas ter acesso a internet;
- Transferência de fundos em poucos segundos ou minutos;
- Controle de seus gastos;
- Atividade de transação pseudônima;
- Aberto a qualquer pessoa;
- Transparência de dados.
Desafios e aplicações
O ecossistema das Finanças Descentralizas ainda é emergente, além disso, ele vem com alguns riscos, não tendo sido ainda submetidas a testes de uso prolongado e generalizado, além da falta de uma análise atenciosa de sua implementação e regulamentação pelas autoridades.
É preciso atenção na aplicação a quaisquer tipos de transações financeiras, DEXs, carteiras eletrônicas, moedas estáveis, colheita de rendimentos, empréstimos instantâneos, NFTs ou então outros mais diante desses desafios.
Ainda é preciso investir em uma maior garantia, segurança e proteção para que o DeFi finalmente seja uma tecnologia completa e madura, mesmo que de grande potencial.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!