Aprovado recentemente pelo Banco Central como iniciador de pagamento, o WhatsApp Pay é mais um recurso inovador que surge para otimizar transações como transferências e pagamentos pelo WhatsApp no Brasil.
Sua proposta é facilitar o envio e recebimento de dinheiro a partir de um sistema integrado, simples e intuitivo. Ou seja, seu objetivo é tornar transações financeiras tão fáceis quanto enviar uma foto para um contato no celular.
Este novo recurso de pagamento do aplicativo está disponível para os dispositivos iOS e Android. E qualquer conta pessoal ou comercial poderá receber e enviar dinheiro por ele através do Facebook Pay.
Quer saber mais? Então continue sua leitura e descubra o que é, como funciona e como usar esse novo meio de pagamento.
O que é o WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay corresponde a mais nova forma de fazer transferências e pagamentos sem pagar taxas ou acessar plataformas bancárias.
Atualmente, Brasil e Índia são as duas primeiras nações que passaram a aderir a esse novo modelo de pagamento. E não é para menos, pois estes são os dois países que mais usam o aplicativo de conversão instantânea. No Brasil, são mais de 130 milhões de usuários que usam o WhatsApp, o que representa cerca de 60% da população total.
Como funciona?
Basicamente, as transações financeiras ocorrerão diretamente no aplicativo de conversa. E também haverá um limite diário de 20 transferências, desde que o valor não ultrapasse R$1.000,00.
No mês, o valor limite para transações é de até R$5.000,00. E a grande vantagem aqui está na isenção de tarifas sobre o uso do serviço. Ou seja, você pode fazer a quantidade de transações que a função permite sem pagar nada por isso.
Lembrando que os limites acima valem apenas para contas pessoais. No caso de contas comerciais, esses limites não existirão. Em contrapartida, serão cobradas taxas de processamento por vendas fixadas em 3.99%.
Quem já possui o WhatsApp Pay ativado pode convidar qualquer pessoa para usar esse meio de pagamento também. Mas, para isso, é necessário que elas tenham cartões nas bandeiras Visa ou Mastercard.
Além disso, bancos parceiros também podem convidar sua base de clientes para começar a utilizar esta função.
Lembrando que o acesso ao WhatsApp Pay exige o cadastro de um cartão de débito ou então crédito de uma empresa parceira do Facebook Pay.
Quais bancos já aderiram ao WhatsApp Pay?
Embora o WhatsApp Pay seja um recurso que vem ganhando popularidade no Brasil, apenas alguns bancos já liberaram esse meio de pagamento aos correntistas.
O Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco Inter e Mercado Pago são algumas instituições que já atuam com o WhatsApp Pay. Lembrando que esta função só está disponível nestes bancos em algumas bandeiras.
Como começar a usar esta função?
Para pagar ou fazer transferências pelo WhatsApp Pay é simples. Você só precisa fazer o cadastro, que consiste em habilitar o número de telefone com cadastro no WhatsApp. E, em seguida, configurar o cartão de crédito ou débito de um parceiro do Facebook Pay. Por fim, basta criar uma senha numérica de 6 dígitos.
Depois disso, é só seguir os passos abaixo:
- Selecione a conversa dentro do app;
- Clique no ícone similar a um clipe de papel;
- Em seguida selecione a opção “Pagamento”;
- Adicione o valor e selecione o cartão que irá usar no pagamento;
- Por fim, toque no comando “Pagar” e insira sua senha numérica de 6 dígitos para confirmar a transação.
O WhatsApp Pay é um serviço que vem para trazer mais agilidade, praticidade e segurança nas transações financeiras e, assim, revolucionar o mercado financeiro. E você, o que acha dessa inovação? Conte para nós nos comentários!
E se você gostou desse conteúdo, Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!