Assim como já acontece em vários outros setores, a transformação digital na tesouraria tem se consolidado como um fator vital para a saúde financeira nas empresas. A integração de tecnologias avançadas não apenas possibilita a execução de tarefas e tomadas de decisão com mais agilidade e precisão, como também traz mais segurança e previsibilidade para a gestão de fluxos financeiros.
Uma pesquisa do Gartner mostra que 39% das empresas já investem em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras tecnologias emergentes em seus departamentos financeiros. Assim, com a incorporação dessas inovações em setores como a tesouraria, é possível não só obter um maior controle sobre o capital de giro, como garantir maior liquidez e otimizar sua governança financeira.
Contudo, para aproveitar ao máximo esses benefícios e tornar a gestão na tesouraria um diferencial competitivo é preciso compreender a melhor forma de aplicar as ferramentas tecnológicas no cenário financeiro, até mesmo para que isso não se torne um desafio diário.
Continue lendo e veja a seguir os impactos e aplicações da transformação digital na tesouraria. Além disso, descubra quais tendências estão revolucionando o futuro nesse setor.
Impactos da transformação digital na tesouraria
A modernização da gestão financeira corporativa, impulsionada pela transformação digital na tesouraria, tem revolucionado a forma como as empresas administram seu fluxo de caixa, promovendo avanços e o surgimento de tendências que impactam o setor de várias maneiras.
Ao adotar sistemas tecnológicos interconectados, as equipes de tesouraria conseguem ter uma visão mais unificada de todas as movimentações financeiras. Consequentemente, isso possibilita uma análise mais ágil, precisa e eficiente dos dados, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Além disso, com a incorporação de tecnologias de automação, processos que antes demandavam horas de trabalho manual e quase sempre estavam sujeitos a erros, como gestão de pagamentos, elaboração de relatórios financeiros entre outros, podem ser automatizados, tornando-se mais assertivos e ágeis, com redução de até 20% o tempo necessário para sua conclusão, conforme aponta relatório do Gartner.
Outro impacto da transformação digital na tesouraria está na melhoria da gestão de risco e compliance. Com uma base sólida e integrada de dados financeiros confiáveis sendo analisados em tempo real, é possível tomar decisões mais seguras, assim como prever cenários e a viabilidade de investimentos com mais precisão, elevando a transparência e segurança das operações.
Como a tecnologia é aplicada na tesouraria corporativa
De modo geral, a transformação digital na tesouraria envolve a adesão de várias ferramentas tecnológicas, capazes de automatizar e aperfeiçoar as operações financeiras.
Soluções de automação, como softwares de robotização de processos (RPA) por exemplo, podem ser usados para otimizar tarefas rotineiras, liberando a equipe de tesouraria para execução de atividades estratégicas mais relacionadas ao seu core business, levando a um maior ganho de produtividade.
A aplicação de soluções automatizadas, inclusive, é compreendida como uma necessidade, sobretudo na gestão de caixa e elaboração de relatórios financeiros, conforme demonstra pesquisa recente publicada pelo The Global Treasurer. Por meio dessa tecnologia, também é possível otimizar tarefas diretamente associadas ao setor de tesouraria, como analisar assinaturas eletrônicas e outros processos de aprovação de pagamentos, prever cenários que afetam o fluxo de caixa, entre outros.
Além disso, é possível integrar tecnologias de inteligência artificial e big data na tesouraria para análise de dados financeiros em tempo real. Com essa inovação, as empresas podem monitorar seu fluxo de caixa, além de prever necessidades futuras com maior assertividade.
Somado a isso, plataformas modernas de gestão da tesouraria são grandes aliadas das empresas, centralizando informações e permitindo uma visão abrangente de suas transações e melhor planejamento financeiro.
SQ Tesouraria: gestão eficiente para sua operação
A adesão de novas tecnologias está cada vez mais impulsionando a inovação e transformação digital na tesouraria, gerando benefícios sem precedentes. Contudo, integrar essas soluções para apoiar gestores e equipes de tesouraria requer adaptações e esforços que muitas vezes lentificam essa transformação.
Para otimizar esse processo a Evertec + Sinqia, apresenta o SQ Tesouraria, uma plataforma robusta e integrada com recursos que possibilitam uma gestão mais eficiente do seu fluxo de caixa.
Entre em contato conosco e descubra como o SQ Tesouraria pode ser uma grande aliada rumo a uma gestão financeira estratégica, inovadora e segura!