A implementação cada vez mais crescente da tecnologia no ambiente corporativo fez surgir uma série de novos conceitos que acabam levantando algumas dúvidas. A transformação digital e digitalização são alguns dos principais.
Afinal, transformação digital e digitalização são a mesma coisa? Embora sejam tratados como sinônimos por alguns gestores, a verdade é que estas duas expressões possuem suas particularidades. E na hora de implementá-las na empresa é fundamental entender o que diferencia cada uma delas.
Sabendo disso, preparamos esse artigo onde mostraremos a definição, assim como a diferença entre transformação digital e digitalização. Confira!
Entenda o conceito de digitalização
De modo geral, podemos definir a digitalização como a transferência de dados e processos do meio físico para o digital. Por exemplo, quando a empresa transforma documentos impressos em arquivos no computador, ela está aplicando a digitalização.
Contudo, o processo de digitalização vai muito além de transformar documentos analógicos em digitais. Também é possível alinhar digitalização a inovações tecnológicas e substituir ferramentas ou procedimentos por opções digitalizadas. O uso de GPS no lugar de mapas, a realização de reuniões por videochamada são alguns exemplos que representam a digitalização.
Inclusive, é comum associar digitalização e automação, o que faz sentido. Afinal, um processo pode ser digitalizado e automatizado a partir do momento em que ele não apenas é levado para o digital, como também é executado com o mínimo de interferência humana.
Por outro lado, o mesmo não acontece quando se usa transformação digital e digitalização como sinônimos.
Então, o que é transformação digital?
A transformação digital corresponde ao uso estratégico de recursos tecnológicos com o objetivo de promover mudanças estruturais e na cultura da organização. Dessa forma, com a transformação digital é possível gerar valor, garantindo melhorias na produtividade, comunicação e em vários outros aspectos dentro da empresa.
Embora esteja associada ao conceito de tecnologia e inovação, bem como envolva dados, processos e procedimentos, quando se fala em transformação digital é preciso ir muito além disso.
Por exemplo, um aplicativo de entregas ou plataformas de streaming são exemplos de transformação digital. Mais do que digitalizar processos, essas tecnologias integram pessoas, modificando suas experiências quanto a realização de um pedido ou a forma como tem acesso a músicas e filmes, respectivamente.
Transformação digital e digitalização: qual a diferença?
Embora seja comum achar que transformação digital e digitalização sejam sinônimos, estes termos são muito distintos entre si.
Enquanto a digitalização usa a tecnologia como uma ferramenta para facilitar determinadas tarefas, a transformação digital usa a mesma tecnologia, mas como um pilar para revolucionar um negócio. Mais do que facilidade, a transformação digital entrega experiências.
Muitas vezes, um processo pode ser digitalizado, mas nem sempre considerado uma transformação digital. Tudo vai depender do impacto que ele exerce nas pessoas e nos processos.
Uma empresa é digitalizada quando ela usa tecnologias digitais, como IoT, Machine Learning entre outras, para melhorar sua eficiência operacional. Seja no atendimento, nas vendas, na gestão de estoque ou outros setores e atividades. A digitalização também reduz falhas, barateia processos e eleva a qualidade dos serviços. Contudo, digitalizar processos não promove o rompimento de barreiras.
A transformação digital, por sua vez, faz isso e muito mais. Ela usa a tecnologia para levar excelência a todos os processos do negócio, buscando sempre por inovações disruptivas que possam agregar valor para a empresa.
Com a transformação digital, uma empresa, além de melhorar produtos e serviços, também muda seu mindset, personaliza a experiência do cliente e ajuda a desvendar novas oportunidades de negócio.
A transformação digital e digitalização são conceitos importantes para qualquer empresa que visa o crescimento e sucesso em meio a Era Tecnológica em que vivemos. Mas, saber diferenciá-las e compreender os impactos na aplicação de cada uma delas no cenário corporativo é fundamental para gerar vantagens competitivas e se posicionar a frente da concorrência.
BAIXE AGORA ESSE EBOOK e confira as principais tendências tecnológicas para 2022 de acordo com a Gartner Top Strategic Trends.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!