Vivemos em uma Era onde a inovação dita o ritmo de evolução das empresas no cenário corporativo. Sendo assim, as organizações que desejam conquistar seu espaço e se consolidar nesse mercado, precisam voltar sua atenção para os tipos de inovação existentes nesse meio.
Investir em inovação hoje em dia é o caminho mais curto para gerar resultados, seja a captação de clientes, ampliação do faturamento, conquista de mais credibilidade ou para qualquer outra finalidade. Mas, as vantagens de apostar em processos, produtos e serviços inovadores não se resumem a apenas isto.
Acompanhe esse artigo até o final e entenda mais sobre a importância e as vantagens de investir em inovação. Além disso, veja também quais são os 4 principais tipos de inovação que as empresas devem adotar na atualidade. Confira!
Por que sua empresa deve investir em inovação?
Apostar no uso de processos, produtos e serviços cada vez mais inovadores é fundamental nos dias de hoje, especialmente no meio corporativo. E motivos que justificam essa importância não faltam.
As empresas que inovam conseguem controlar com mais facilidade seus gastos, bem como tem acesso a indicadores que auxiliam na melhoria de sua gestão. Mas não é só isso!
Investir em inovação significa oferecer produtos e serviços atualizados, de melhor qualidade e com potencial para atrair mais clientes.
Entenda que, no universo empresarial, é o mercado que define as regras. E neste cenário competitivo, deixar de inovar pode representar grandes prejuízos.
As empresas que não dão a devida atenção para as inovações normalmente não conseguem alinhar sua marca às atuais demandas de mercado. Com isso, perdem espaço, se tornam menos competitivas e acabam ficando menos em evidência aos olhos do consumidor.
Principais vantagens da inovação
Investir em diferentes tipos de inovação pode proporcionar benefícios diversos para empresas de diferentes segmentos e portes.
A partir do momento em que sua empresa sai da zona de conforto e adere a processos inovadores, ela constrói uma importante vantagem competitiva que garante sua sobrevivência a longo prazo.
Além disso, a inovação é uma importante ferramenta que permite às organizações eliminar gargalos em seu processo de produção e encontrar soluções bem como novas oportunidades de negócio com mais facilidade e destreza.
Empresas que inovam se tornam mais produtivas e, consequentemente, lucram mais. Fora isso, a inovação também ajuda a:
- Otimizar processos;
- Melhorar a relação com clientes, colaboradores e parceiros;
- Ampliar as vendas.
Ou seja, para crescer com solidez em um mercado competitivo como o corporativo, sua empresa precisa inovar. E inovar não significa apenas investir em tecnologia, mas saber como torná-la aplicável de modo estratégico e que atenda a demanda de mercado.
Tipos de inovação
Basicamente, a inovação é classificada de diferentes formas. Segundo Jake Nielson, especialista em inovação e IOT, entre os tipos de inovação que uma empresa deve considerar, estão:
1. Inovação sustentável ou incremental
Tipo mais comum, essa inovação consiste na inclusão de melhorias incrementais a um determinado produto já existente. O objetivo com esse tipo de inovação é alcançar a satisfação do público. O lançamento de um mesmo produto, mas com versões atualizadas, como smartphones é um bom exemplo.
2. Inovação Disruptiva
Este é um dos tipos de inovação que aplica a tecnologia para oferecer opções de produtos a um custo menor. A Netflix, por exemplo é a representação clara de uma inovação disruptiva.
3. Inovação de novos mercados
Nesse tipo de inovação, as empresas adotam modificações estratégias em suas soluções com a finalidade de alcançar novos mercados. Um exemplo claro dessa inovação é a adoção de soluções de streaming por redes de televisão afim de conquistar o mercado de entretenimento.
4. Inovação integrativa
A inovação integrativa ocorre quando as empresas integram várias features de produtos distintos em uma única solução, agregando valor e, com isso, tornando seu preço de mercado mais elevado. A criação do roadster pela Tesla é um bom exemplo de inovação integrativa.
E então, como anda a relação da sua empresa com a inovação? Quais tipos de inovação seu negócio implementa? Comente e aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais!