A cada ano as transformações acontecem de forma mais acelerada no setor da tecnologia, o que gera a necessidade, por parte das empresas, de estar sempre um passo à frente, antecipando tendências e prevendo cenários possíveis. Acompanhe neste artigo as 9 tendências tecnológicas para 2021 de acordo com a Gartner Top Strategic Technology Trends for 2021.
O que mudou em 2020?
Para compreender as tendências tecnológicas para 2021, o primeiro passo é analisar o panorama de transformações atual.
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do COVID-19, um fenômeno que atingiu o mundo todo, afetando economias inteiras, acelerando processos e influenciando de forma significativa no comportamento do consumidor.
O setor empresarial foi um dos que mais absorveu os efeitos negativos da pandemia, do ponto de vista econômico. No entanto, o ano também foi marcado por muitos avanços e muitas empresas obtiveram resultados incríveis, ao adotarem práticas e processos alinhados com as necessidades do momento.
Agora, mais do que apenas novas tecnologias, as empresas estão incorporando novos hábitos, que aliados aos sistemas mais modernos, garantem o crescimento no mercado, a captação de clientes, o aumento da competitividade e geração de resultados.
Quais são as tendências tecnológicas para 2021?
De acordo com a Gartner Top Strategic Technology Trends for 2021, serão 9 tendências tecnológicas para o próximo ano. Essas inovações podem ser agrupadas em três grandes grupos ou categorias, cada um com 3 tecnologias, sendo elas:
Abaixo, entenda mais sobre cada um dos grupos e suas respectivas tecnologias:
1. People Centricity
A centralização nas pessoas está relacionada com o papel fundamental nos processos desempenhado pelos colaboradores dentro das empresas. As tecnologias que integram esse grupo são:
- Internet de Comportamentos (Internet of Behaviors): processo de gerenciamento dos dados do mundo digital e físico para influenciar como as pessoas se comportam;
- Experiências Total: combina a experiência do cliente, do usuário, do funcionário e até mesmo a multiexperiência permitindo que as empresas consigam melhorar seus processos;
- Computação que melhora a privacidade: utilização de tecnologias que melhorem a privacidade das pessoas.
2. Location Independence
A independência de localização vem como uma consequência do trabalho remoto exigido para as empresas devido à pandemia. Acompanhe mais 3 das tendências previstas neste grupo:
- Nuvem distribuída: serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, em um espaço geográfico;
- Operações em qualquer lugar: as empresas darão prioridade para o digital e para o remoto, que passará a ser o novo normal;
- Malha de segurança cibernética: capaz de garantir que os processos sejam desenvolvidos corretamente, sem interferências externas nocivas.
3. Resilient Delivery
A entrega resiliente diz respeito à velocidade com que as empresas lidam com as transformações ao seu redor. Neste grupo se encontram as últimas 3 tendências previstas:
- Negócios inteligentes combináveis: para que as adaptações e tomada de decisões aconteçam de forma instantânea, as empresas devem contar com processos que permitam acessar com maior velocidade as suas informações;
- Engenharia de IA: obtenção de maior valor dos investimentos em inteligência artificial, por meio de uma estratégia voltada para a escalabilidade, desempenho e confiabilidade;
- Hiperautomação: melhora da automação inicial já que muitas empresas sofrem com tecnologias que não são enxutas, otimizadas e conectadas. BAIXE AGORA ESTE EBOOK e entenda mais sobre a hiperautomação, seus benefícios e porque você precisa fiar de olho nessa tendência.
Como você pode ver as previsões para o ano de 2021 estão alinhadas com as transformações que já se encontram em curso no mundo todo. Agora, cabe às empresas se adaptarem para garantirem sua competitividade no mercado.
Quer saber mais sobre o panorama de 2020 e as tendências tecnológicas para 2021? Baixe o ebook completo e acompanhe!