Os últimos anos foram marcados por muitas mudanças no setor bancário. A digitalização de processos e pagamentos, a chegada da fintechs, o aumento de investimentos em cibersegurança. De fato, muitos foram muitas as tendências no setor bancário e desafios que as empresas tiveram e continuam tendo que superar. Tudo para atender a uma demanda cada vez mais exigente em termos de resultados, valores e transparência.
Mas, dentre todas as inovações que surgiram no mercado financeiro, quais tendências é preciso se atentar para se adequar aos novos rumos do setor bancário?
Segundo Estudo global “Digital Banking Maturity 2022” da Deloitte, existem 8 tendências no setor bancário que as empresas devem conhecer para se posicionar melhor frente a tantas variáveis. Acompanhe esse artigo e veja agora quais são elas!
Panorama do setor bancário no Brasil
Basicamente, os últimos dois anos foram períodos de transição e consolidação das empresas no setor bancário. A entrada da Big Techs e das fintechs nesse meio tornaram ainda mais complexo e competitivo o ecossistema de banking.
Além disso, as instituições tradicionais, estão passando por um rápido processo de maturidade digital, para garantir ao seu público, produtos e serviços bancários mais abertos, flexíveis e transparentes.
Isso sem falar na hiperpersonalização do atendimento que já é uma realidade. Todos esses fatores, aliado ao processo de digitalização acelerada, vem mudando drasticamente o panorama bancário no Brasil.
Hoje, diversos players desse mercado estão investindo pesado em melhorias e soluções avançadas para atender a demandas cada vez mais digitais e conectadas. Nesse contexto, é de se esperar algumas tendências no setor bancário se sobressaiam e virem o principal alvo de investimentos. E é exatamente sobre elas que trataremos a seguir!
Conheça as tendências no setor bancário
O estudo global “Digital Banking Maturity 2022” feito pela Deloitte aponta quais são as principais tendências bancárias que se deve conhece nesse mercado. Veja abaixo quais são elas e por que são consideradas de grande relevância para o setor.
1. Bancos com processos 100% digitalizados
Com clientes cada vez mais conectados, a expectativa é que os bancos não mais limitem o acesso remoto a abertura de contas ou pedidos de empréstimos, por exemplo. Em breve, os bancos deverão digitalizar seus serviços de ponta a ponta, colocando-os à disposição em diferentes canais.
2. Aplicativos bancários operando como plataformas
Esta é uma das tendências no setor bancário que é importante focar. Isso porque a expectativa é que os bancos passem a não usar seus apps apenas como um mecanismo de pesquisa ou gestão de contas. E sim como plataformas com múltiplas funções, como para pagar impostos do governo, usar em estacionamentos ou postos de combustíveis e muito mais. Assim, será possível elevar o engajamento e impulsionar não apenas a aquisição, mas a retenção de clientes.
3. Plataforma cruzada e soluções de ecossistema
Cada vez mais os bancos estão usando soluções de plataformas e ecossistemas terceirizados para otimizar seus serviços e torná-los mais convenientes ao seu público. Assim como também estão desenvolvendo APIs e fazendo parcerias com fintechs para fortalecer seus canais digitais e oferecer operações diferenciadas como pagamentos por QR Code, solicitação de dinheiro para usuários na lista de contatos do celular entre outros.
4. Recursos para gestão de finanças pessoais
A presença de recursos de gerenciamento de finanças pessoais é uma tendência no setor bancário que veio para ficar. Afinal, elas ajudam os clientes a controlar melhor suas finanças, prever gastos, investir e até poupar. Sem falar que, através desses recursos, os bancos podem viabilizar a conexão entre várias contas em um só dispositivo, permitindo aos seus clientes ter uma visão macro de suas finanças em um só lugar.
5. Soluções bancárias acessíveis para todos os clientes
Os bancos estão cada vez mais inclinados a usar funções e padrões presentes em plataformas não bancárias em seu ecossistema.
É o caso, por exemplo, de envio de histórico de transações no formato de chats, ou apresentação de funções do app bancário usando o padrão de barra de progresso de rolagem automática do Instagram. Tudo para tornar o uso dos apps bancários mais fáceis a todos.
6. Liberalização de investimentos
A liberação de investimentos simples em poucos cliques, sem a necessidade de registros burocráticos e demorados é outra tendência em destaque. Em alguns casos, grandes players vão além de oferecer uma boa experiência de investimento e ajudam seus clientes a garantir a melhor decisão. Seja fornecendo conteúdos educativos, ou mesmo compartilhando conteúdos com recomendações de especialistas.
7. Bancos desafiadores
Os bandos desafiadores são aqueles de pequeno porte que competem com grandes players já consolidados. Apesar disso, são instituições que sempre estão presentes entre as entidades alvos de pesquisas no setor.
Analisar as características dessas instituições e entender o que faz delas uma potência em termos de popularidade entre os clientes é algo que se deve ficar de olho.
8. Maturidade digital mobile
As operações bancárias em dispositivos móveis cresceram rapidamente nos últimos anos. Isso fez com que a maturidade digital nos canais móbile também acelerasse em um ritmo assustador.
E mesmo que ainda haja muito a se desenvolver nesse sentido, os bancos devem ficar de olho nessa tendência. Afinal, com as pessoas passando mais tempo conectadas em seus celulares, a tendência é que a maioria delas queira realizar suas atividades bancárias pelo celular, assim como já vem acontecendo hoje em dia.
Portanto, essas são algumas das tendências no setor bancário que merecem destaque e que os bancos precisam acompanhar.
Gosta de acompanhar conteúdos sobre tecnologia, tendências, inovação e transformação digital? Então ASSINE AGORA NOSSA NEWSLETTER e receba novos conteúdos semanalmente direto na sua caixa de entrada, além de uma curadoria completa com as principais notícias de mercado!