Popular em países como Estados Unidos e Reino Unido, o Tap to Pay é uma inovação que vem transformando o mercado de pagamentos no Brasil. Com essa tecnologia, é possível transformar o celular em maquininha de cartão e realizar transações por aproximação, sem a necessidade de instalar programas ou hardwares robustos.
Desde seu surgimento, essa solução prática vem impulsionando as transações comerciais e se tornando a escolha de várias empresas, sobretudo por aliar rapidez, segurança e conveniência, proporcionando benefícios que vão além da experiência do usuário.
Continue lendo e entenda mais sobre o conceito Tap to Pay, como funciona essa tecnologia, seus benefícios e descubra como essa inovação está revolucionando o mercado de pagamentos no país. Confira!
O que é Tap to Pay?
O Tap to Pay corresponde a uma tecnologia de pagamento por aproximação usada para realizar transações financeiras com rapidez e segurança. Essa é uma tecnologia que ganhou amplo destaque no mercado, sobretudo por oferecer uma experiência de pagamento intuitiva, ágil e segura aos consumidores.
Basicamente, funciona de maneira 100% digital, permitindo a realização de pagamentos por aproximação sem a necessidade de usar maquininhas de cobrança. Nesse caso, a cobrança é processada usando apenas celulares iPhone ou Smartphone Android.
Para viabilizar transações desse tipo, é preciso que o celular conte com tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance NFC (Near Field Communication) instalada de fábrica e habilitada para esse tipo de operação, bem como sistema operacional compatível e acesso à internet.
Além disso, também é necessário baixar no celular o app da marca parceira que oferece a tecnologia Tap to Pay. Depois é só solicitar ao cliente que aproxime seu dispositivo, seja ele o celular, cartão ou outro dispositivo compatível, para liquidar as transações financeiras de crédito e débito, sem a necessidade de nenhum outro equipamento adicional.
Ao final da transação, o empreendedor é notificado sobre o pagamento e o cliente recebe a confirmação via email ou mensagem SMS no celular.
Como surgiu
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a tecnologia Tap to Pay não surgiu no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Apple.
Essa inovação, que promete revolucionar o mercado de pagamentos abrindo portas para que novos negócios possam oferecer cobranças por aproximação, teve origem com a startup Mobeeware, que desenvolveu uma tecnologia capaz de, através de um aplicativo e chip NFC, transformar celulares em terminais de pagamento móveis.
Em 2020, a Apple adquiriu a Mobeeware e, no decorrer dos anos, foi aperfeiçoando a tecnologia visando adicionar essa tecnologia em seus apps e também oferecê-la aos desenvolvedores de aplicativos.
Principais benefícios do Tap to Pay
A tecnologia Tap to Pay para pagamentos por aproximação é uma solução que oferece vários benefícios aos empreendedores.
A começar pela economia com despesas operacionais e maior acessibilidade ao sistema de pagamento por aproximação. Afinal, com essa tecnologia, qualquer comerciante ou empresário pode ter acesso ao serviço, sem a necessidade de custos extras com mensalidades. A única cobrança efetuada é uma taxa fixa sobre o valor recebido em cada transação.
Outras vantagens no uso dessa tecnologia para cobranças de pagamentos, incluem:
- Rapidez e conveniência: os pagamentos são processados em segundos, o que reduz o tempo de espera e garante uma experiência mais fluida aos clientes;
- Segurança: a tecnologia NFC utiliza criptografia e também dispensa a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões para pagamento, o que diminui o risco de clonagem e roubo de dados;
- Flexibilidade: o serviço pode ser implementado por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer segmento do mercado;
- Facilidade de uso: basta instalar o app e ter um dispositivo que atenda aos requisitos básicos para começar a receber pagamentos usando o recurso Tap to Pay.
A evolução do Tap to Pay no mercado de pagamentos
Desde que surgiu no mercado, o Tap to Pay evoluiu de uma simples alternativa no universo dos pagamentos digitais, para um dos meios de pagamento mais desejados no cenário nacional.
De acordo com dados recentes da bandeira de cartões Visa, o uso de smartphones como terminais de pagamento cresceu nos últimos anos. Só no primeiro semestre de 2023, o número de celulares habilitados com o Tap to Pay aumentou 25%, superando as marcas atingidas em 2022.
Esse crescimento, impulsionado sobretudo pelo aumento da aceitação por pequenos empreendedores, avanços da infraestrutura de pagamentos e integração com carteiras digitais, só reforça a importância que essa tecnologia vem demonstrando ao mercado, tanto em termos de conveniência e segurança, quanto por seu caráter inclusivo.
A expectativa é que o Tap to Pay continue evoluindo no mercado de pagamentos e oferecendo às empresas novas possibilidades de gerar valor aos seus produtos e uma experiência aprimorada aos seus clientes.