No terceiro painel do Sinqia Summit, especialistas em tecnologia e no setor financeiro trouxeram à tona reflexões e insights cruciais sobre a transformação digital em produtos e serviços no setor bancário.
O evento, promovido pela Sinqia nos dias 28 e 29 de novembro de 2023, teve como foco os principais temas relacionados à tecnologia e inovação no setor financeiro, oferecendo uma visão das perspectivas futuras desse segmento.
Participaram do terceiro painel de debate Bruno Salles, Head de Produtos na Sinqia, Cida Vasconcelos, Líder de Marketing no Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino, Diretor do Cantarino Brasileiro, e Daniel Oliveira, Diretor de Pagamentos na Evertec Brasil.
O setor bancário na Era Digital
Logo no início do debate, Cida Vasconcelos apresentou ao público a pesquisa “Transformação Digital: Produtos e Serviços Bancários”, do Cantarino Brasileiro, realizada em julho de 2022, que mapeia a preferência dos consumidores brasileiros em termos de produtos e serviços financeiros.
Sobre o uso dos bancos, foi constatado que o consumidor possui ao menos cinco contas em diferentes instituições financeiras. Contudo, a preferência persiste por bancos “tradicionais”, apesar do crescimento dos bancos digitais.
Em relação aos produtos e serviços mais utilizados, o Pix se destaca como líder de audiência, refletindo a busca por rapidez e isenção de taxas nas transações financeiras. Produtos e serviços considerados mais “sofisticados” têm menos aderência, o que mostra a oportunidade das instituições priorizarem a educação financeira como forma de expandir seus negócios.
Além disso, Cida apontou as tarifas como fator primordial na escolha por um banco, seguidas por segurança e agilidade no atendimento. “Segurança, nesse caso, não é em termos de infraestrutura ou criptografia, mas a sensação de segurança em si. O cliente quer se sentir seguro, e não cuidar da sua própria segurança. Ele não quer que seja algo complicado”, explica.
Redução do “gap social” e desafios do setor
Durante o debate, Marcos Cantarino trouxe à tona a problemática do gap social no Brasil, salientando a necessidade premente de educação financeira e acesso ao crédito para reduzir essa disparidade.
O especialista destacou a importância de disseminar conhecimento no ecossistema financeiro, superar desafios regulatórios e desenvolver novos modelos para impulsionar a inclusão financeira.
Cantarino também reconheceu o papel vital da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial (IA), na abordagem de desafios como rentabilidade, eficiência e segurança.
Transformação Digital em diferentes camadas
Bruno Salles abordou a transformação digital em diferentes camadas de necessidades dos clientes. Com isso, o Head de Produtos da Sinqia categorizou os níveis de evolução dos produtos em: bancos tradicionais, bancos com canais digitais e BaaS (Banking as a Service).
“Passamos por um processo de ‘fintechzação’. Inicialmente, os bancos acreditavam que a evolução das fintechs poderia representar concorrência. Com o tempo, o mercado se autorregulou e, hoje, os bancos oferecem parte de seus serviços para as fintechs. A cada dia, surgem novas possibilidades e novos players no mercado financeiro, os quais não necessariamente são bancos”, comentou.
Para se adaptar a esse cenário, Bruno enfatizou que a Sinqia tem substituído o foco nos processos de negócio para a jornada do usuário. Um dos exemplos citados foi a solução CaaS (Câmbio as a Service), cujo desenvolvimento foi pensado a partir da jornada do câmbio, partindo da liquidação, onboarding e compliance, ao processamento e fechamento.
A visão da Sinqia, compartilhada por Daniel Oliveira, busca prover a experiência de banco digital, conectando serviços financeiros e democratizando o acesso à tecnologia financeira não apenas para instituições financeiras, mas para qualquer empresa.
Por fim, o painel destacou a complexidade e amplitude da transformação digital no setor bancário, sublinhando a importância de abordagens inovadoras, tecnologias avançadas e colaboração para enfrentar os desafios. O objetivo é oferecer uma experiência bancária mais inclusiva e eficiente, promovendo a democratização do acesso aos serviços financeiros.
- Confira a transmissão completa do 1º dia
- Confira a transmissão completa do 2º dia