Banco Central atualizou a lista de instituições participantes do piloto do Real Digital; Sinqia integra consórcio ao lado do Mercado Bitcoin, Cerc, Mastercard e Banco Genial
A Sinqia, empresa líder em soluções tecnológicas para o setor financeiro, tem o orgulho de anunciar sua participação no projeto piloto do Real Digital, uma iniciativa inovadora do Banco Central (BC) do Brasil. A inclusão da Sinqia nesse seleto grupo de participantes foi anunciada na sexta-feira (23) pelo BC, ressaltando a expertise e o compromisso da empresa em impulsionar a transformação digital no setor financeiro brasileiro.
A empresa integra um consórcio ao lado do Mercado Bitcoin, Mastercard, CERC e Banco Genial. Ao todo, o Banco Central selecionou 16 participantes nos testes da moeda. A seguir, confira mais detalhes sobre o projeto e a participação da Sinqia.
O que é o Real Digital?
O Real Digital é uma CBDC (Central Banks Digital Currencies) e entra na lista de moedas digitais oficiais dos países – ou seja, aquelas regulamentadas pelos bancos centrais. China, Nigéria, Singapura, Suécia, Japão e Coreia do Sul são alguns dos países que já têm CBDCs ativas.
O Real Digital é diferente das criptomoedas. Isso porque o ativo é regulamentado pelo Banco Central, enquanto as criptomoedas, a exemplo do Bitcoin e do Ethereum, não são regulamentadas por bancos oficiais.
Além disso, as criptomoedas apresentam alta volatilidade (ou seja, elas valorizam e desvalorizam rapidamente), enquanto o Real Digital tem lastro no real e sempre valerá o mesmo que o real físico. Sua paridade é 1 para 1, ou seja, se uma pessoa, por exemplo, quiser emitir 10 reais digitais, ela precisará depositar R$ 10 e o Banco Central garante que os reais digitais emitidos não perderão valor.
Do ponto de vista de segurança, a moeda vem sendo desenvolvida em blockchain, o que agrega maior segurança por registrar as transações de maneira descentralizada.
O que é o piloto do Real Digital?
O piloto do Real Digital é um projeto colaborativo e inovador do Banco Central, projetado para testar e desenvolver tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology), especificamente a plataforma Hyperledger Besu, baseada no ecossistema do Ethereum.
Esse ambiente será utilizado para realizar transações simuladas, como emissão, negociação, transferência e resgate, utilizando clientes fictícios. O foco dos testes é avaliar a infraestrutura e a privacidade das informações que serão transmitidas na rede.
O Banco Central recebeu um impressionante número de 36 propostas de interesse para participar do Piloto RD, representando mais de 100 instituições financeiras de diversos segmentos. Dentre essas propostas, a Sinqia se destacou e foi selecionada como uma das 16 instituições a participar desse projeto inovador.
Como a Sinqia vai contribuir?
O consórcio que a Sinqia íntegra foi estrategicamente formado para atender às diversas demandas relacionadas à versão digital da moeda brasileira. Cada membro traz um conjunto único de habilidades e expertise para o grupo.
A Sinqia é especializada em fornecer soluções e tecnologias para entidades autorizadas a operar na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), trazendo conhecimento e inovação para o consórcio. Dessa forma, a empresa terá a oportunidade de colaborar com outras instituições para testar a tecnologia DLT, proporcionando uma visão abrangente das possibilidades e desafios que surgem com a adoção do Real Digital.
Os testes do projeto piloto estão programados para ocorrer até março de 2024, proporcionando um período adequado para avaliar a eficácia e a viabilidade do Real Digital. Durante esse período, a Sinqia estará totalmente engajada em colaborar com outras instituições e com o Banco Central para identificar oportunidades de aprimoramento e fornecer feedbacks que contribuam para o sucesso do projeto.