RPA é para aqueles que buscam o aumento da produtividade em seus processos. Se esse não é o caso da sua empresa, não há com o que se preocupar. Será?
Em primeiro lugar, qual é a empresa que não está em busca de mais produtividade? Ser produtivo é condição básica para viabilizar a existência de uma empresa competitiva no mercado.
Nesse cenário, é preciso conhecer as possibilidades oferecidas por tecnologias como RPA e planejar a sua implementação. É sobre isso que falaremos na sequência.
O que é RPA?
Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos refere-se ao uso de softwares para realizar tarefas repetitivas, substituindo com vantagens o trabalho manual humano.
Assim como robôs assumiram tarefas nas linhas de produção industriais, os softwares RPA agora estendem essa possibilidade para novos contextos.
Esse movimento constitui uma das importantes tendências em curso na consolidação da quarta revolução industrial, ao lado da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias emergentes.
A propósito, tanto RPA quanto IA caminham no sentido de suprir ou substituir as limitações do trabalho humano. Entretanto, enquanto IA explora a assimilação de tarefas complexas, RPA se volta para a eficiência extrema na realização de tarefas simples e repetitivas.
Alguns exemplos de aplicação de RPA nas empresas são:
- A realização de transações;
- O tratamento de dados;
- O envio de mensagens e respostas;
Segundo dados do Gartner Group, em 2018 o mercado de RPA em todo o mundo teve um crescimento de 63% em relação ao ano anterior, movimentando valores da ordem de 840 milhões de dólares.
O estudo também estima que, até o final de 2019, fornecedores de software de RPA devem alcançar receitas na casa de 1,3 bilhões de dólares.
Sua empresa precisa de quê?
O primeiro passo antes de se adotar soluções baseadas em RPA é o mapeamento da realidade e das necessidades da empresa. Embora isso pareça óbvio, é bastante comum encontrarmos gestores investindo em ferramentas que absolutamente não trazem ganhos relevantes para a empresa.
Naturalmente, o que se busca com uma solução RPA é o aumento de produtividade, que geralmente estará associado também a:
- Melhoria de qualidade;
- Eliminação de retrabalho;
- Redução de custos;
- Otimização do tempo.
Para uma avaliação correta acerca da realidade e das necessidades da empresa, considere questões como:
- Onde estão as maiores oportunidades de ganho com a automação?
- Onde estão os gargalos que limitam o crescimento dos negócios?
- Qual é o tempo necessário para a implantação de uma solução RPA?
- Sua empresa busca resultados a curtíssimo, curto, médio ou longo prazo?
Somente um estudo criterioso pode responder plenamente a essas e a outras perguntas. E não avance sem tê-las alcançado.
Organizando uma estrutura para RPA
Uma vez que estejam claramente definidas as necessidades da empresa, é hora de criar um ambiente favorável à implantação das soluções.
Novas variáveis precisam ser consideradas nesse momento. Por exemplo:
- Todos na empresa estão a par da estratégia de automação? Transparência e boa comunicação são importantes aqui, para que se dilua a resistência às mudanças.
- Há clareza quanto aos resultados esperados? Esse alinhamento de expectativas é fundamental para que a estratégia adotada se sustente.
- Os interesses do cliente estão contemplados ou preservados? Não cabe uma conquista de produtividade que traga perdas na relação da empresa com o cliente.
- Há uma nova cultura organizacional em formação? Impulsionado pela inovação, o novo ambiente de trabalho deve proporcionar oportunidades de engajamento, empoderamento e autodesenvolvimento. O RH pode participar ativamente desse novo cenário.
O citado estudo do Gartner Group mostra que o período 2018/2019 vem sendo marcado por uma grande explosão na procura por soluções RPA.
Em outras palavras, esse é o momento em que o mercado está embarcando decididamente nessa tecnologia.
Mas, para ser bem sucedida, a implantação de uma estratégia para RPA deve contar com a parceria de uma empresa com expertise em projetos dessa natureza.
Um parceiro como a Simply, com 13 anos de conhecimentos e experiências acumulados, trará a necessária dose de segurança e objetividade a esse momento de transição a ser vivido pela empresa. Entre em contato e conheça tudo o que a Simply pode lhe oferecer.