A inadimplência ainda é considerada um problema recorrente em várias empresas. Só no primeiro semestre de 2022, a média de empresas com contas negativadas no Brasil era de 6 milhões. Um valor que preocupa, tendo em vista que essa quantia é 3,45% maior em relação a 2021. Felizmente, hoje já existem alternativas que ajudam a diminuir o índice de devedores no meio corporativo. É o caso, por exemplo, do processo de renegociação digital de dívidas.
Muitos gestores desconhecem, mas a renegociação digital é um meio criado para facilitar o processo de quitação de pendências, levando mais tranquilidade financeira para as empresas.
Por meio dela, é possível usar o meio digital como aliado e estabelecer um acordo entre empresa ou pessoa devedora e instituição que deseja receber o crédito, através de plataformas mediadoras. Quer saber mais?
Então continue lendo e veja agora tudo o que precisa saber sobre a renegociação digital de dívidas. Confira!
O que é renegociação digital de dívidas?
Em síntese, a renegociação digital de dívidas é uma modalidade que possibilita a empresas e pessoas inadimplentes colocarem suas contas em dia.
Basicamente, ela funciona como qualquer outro processo de renegociação de dívidas. A diferença é que, ela é feita de forma 100% digital, através de plataformas especializadas nesse tipo de serviço.
Em outras palavras, trata-se de uma prática que coloca de lado toda a burocracia de negociações convencionais e traz para esse processo mais agilidade e comodidade a ambas as partes.
Como funciona?
A renegociação digital de dívidas pode acontecer por meio de diversos canais, incluindo chatbots, bem como plataformas terceirizadas, como whatsapp entre outras.
Essas soluções permitem que a empresa negocie as pendências de forma organizada, otimizando desde o processo de descontos, até o pagamento em si.
Principais vantagens da renegociação digital de dívidas
Além de contribuir diretamente com o bem-estar financeiro da empresa, a renegociação digital de dívidas também traz outras vantagens para o negócio, tais como:
Assertividade nos contatos
O processo digital garante que tanto a empresa como o cliente tenham mais transparência na negociação. Não há os mesmos riscos de intercorrências que os tradicionais telefonemas.
É possível obter históricos de conversas, para garantir a segurança de todas as partes.
Redução de custos com o setor de cobranças
Como não há superinvestimentos em espaços físicos, a renegociação digital de dívidas também ajuda a reduzir os custos com o setor de cobranças. Isso porque não é necessário contratar grandes equipes de atendentes, investir em computadores ou até mesmo treinamento.
O processo é feito de forma automatizada, o que, por sua vez, otimiza a geração de acordos.
Atendimento 24 horas por dia
Encontrar um horário disponível com os clientes para que a negociação seja feita é sempre um desafio. Principalmente porque nem sempre é possível encontrar as pessoas inadimplentes em horário comercial.
Com a digitalização do processo, tanto a empresa quanto o cliente podem fazer o acordo em qualquer hora do dia, pois a plataforma fica sempre à disposição.
Maior produtividade para o setor de cobranças
Essa alternativa também permite que diversos contatos sejam feitos de forma simultânea. E, como a plataforma fica disponível 24 horas por dia, o volume de atendimentos também aumenta.
Com isso, o setor de cobranças consegue ser mais produtivo e a satisfação do cliente também aumenta, uma vez que ele não precisa esperar tanto.
Como aderir a renegociação digital de dívidas?
O primeiro passo para uma empresa aderir a renegociação digital de dívidas é buscar o auxílio de uma plataforma mediadora que presta esse serviço.
A QuiteJá é uma dessas plataformas que torna a renegociação digital de dívidas ainda mais fácil! Isso porque, a plataforma se encarrega de todo o processo de negociação.
Somado a isso, a QuiteJá ainda conta com uma plataforma intuitiva, que facilita a interação com o cliente durante todo o processo de negociação.
Com a renegociação digital de dívidas, sua empresa tem muito a ganhar. E para tornar sua negociação segura, conte com a experiência e profissionalismo da QuiteJá para mediar suas negociações digitais.
Entre em contato agora mesmo com a equipe do QuiteJá e descubra como podemos ajudar sua empresa a digitalizar e humanizar o processo de renegociação de dívidas!
Gostou desse conteúdo? Então BAIXE AGORA ESTE EBOOK e entenda o conceito de uma régua de relacionamento digital, seus benefícios para as empresas e as melhores práticas para construir sua régua e garantir todas as vantagens que essa ferramenta é capaz de proporcionar.