O mercado financeiro passou por muitas mudanças nos últimos anos. Sobretudo em função do avanço da tecnologia e digitalização de processos, que também gerou um ambiente regulatório mais rígido para bancos e fintechs. Esse cenário, por sua vez, contribuiu para a expansão das chamadas regtechs.
Basicamente, as regtechs oferecem soluções reguladoras que possibilitam uma melhor gestão de riscos, conferindo maior agilidade na resolução de problemas específicos relacionados ao cumprimento de leis, normas ou quaisquer processos regulatórios aplicados às instituições financeiras.
Continue sua leitura e veja a seguir mais detalhes sobre o que são essas regtechs, como atuam e qual a sua importância para o mercado financeiro!
O que são regtechs?
As regtechs são empresas que atuam gerenciando riscos e prevenindo perdas através de soluções tecnológicas reguladoras. No geral, essas empresas traduzem normas regulamentadoras complexas em uma API simplificada sendo uma “mão amiga” das fintechs e outras instituições financeiras.
O objetivo das regtechs é facilitar os processos de compliance e reduzir os riscos, assim como solucionar gargalos específicos associados a processos regulatórios com o uso de tecnologias flexíveis e eficientes como machine learning, biometria e OCR que otimizam recursos e tempo.
Desse modo, as regtechs conseguem automatizar o credenciamento de 95% dos clientes. E direcionar seu limitado recurso humano aos serviços que necessitam de revisão manual, o que representa os 5% restantes.
Assim, é possível delimitar quase que completamente o impasse de acesso e segurança. Além disso, pode-se também prevenir falhas decorrentes de problemas regulatórios que são responsáveis pelo fechamento de muitas startups segundo mostra um estudo feito pela CB Insights.
Qual a sua importância para o mercado financeiro?
Basicamente, as regtechs atuam em três frentes, que é o compliance, prevenção de fraudes e análise de crédito e risco. Suas principais funcionalidades são:
- Gerir obrigações financeiras;
- Controlar documentos e assinaturas digitais;
- Adaptar as instituições a LGPD e a proteção de dados;
- Fazer a manutenção preventiva;
- Realizar a logística reversa;
- Controlar indicadores de fraude;
- Regular sinistros;
- Monitorar redes sociais.
Através dessas ações reguladoras as regtechs protegem diretamente as instituições contra as ações criminosas e os ataques virtuais, assim como de vazamento de dados, lavagem de dinheiro e operações arriscadas. Mas sua importância para o mercado financeiro não se resumo a apenas isso.
Com as soluções oferecidas pelas regtechs é possível agilizar processos de onboarding, verificando e validando dados pessoais e históricos dos clientes de forma automatizada a partir de tecnologias como OCR e reconhecimento facial. Sem contar que essas tecnologias também oferecem camadas extras de segurança que reforçam a proteção e reduzem a fricção durante o processo.
BAIXE ESTE EBOOK e entenda um pouco sobre o panorama geral de fraudes no Brasil e quais as principais inovações tecnológicas voltadas para o combate às fraudes durante o Onboarding de clientes.
Por meio dessas empresas, bancos e demais instituições financeiras também otimizam seu compliance, realizando a identificação KYC de forma automatizada. Assim, é possível localizar riscos em potencial de maneira prévia, evitando que pequenos problemas se transformem em grandes prejuízos econômicos para as instituições.
Portanto, investir no uso de tecnologias de regtechs é hoje uma opção muito vantajosa para o mercado financeiro. Sobretudo porque através de suas soluções é possível gerenciar riscos, detectar e prevenir ameaças, além de aprimorar o desempenho em vários setores nas empresas, garantindo resultados mais consistentes!
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital! Compartilhe também nas suas redes sociais, é fácil: basta clicar em um (ou mais) dos links no lado esquerdo da tela.