O avanço da transformação digital fez surgir novas tecnologias que ajudaram a otimizar processos, levando a um ganho de eficiência e maior satisfação do consumidor. Mas, atrelado a esse crescimento também está o aumento do número de fraudes. E para combater esse problema e elevar a segurança, algumas medidas se fazem necessárias e a prova de vida é uma delas.
A tecnologia de reconhecimento facial de identificação de usuário chamada prova de vida é um método que ajuda a detectar características únicas da face e serve como proteção e segurança do usuário.
Essa tecnologia desempenha um papel muito importante no combate às fraudes e golpes online. Entenda melhor o que é a prova de vida e qual a sua importância para a segurança digital!
O que é prova de vida?
A prova de vida é uma tecnologia de reconhecimento facial para autenticação de usuários. Desse modo, é possível comprovar que o usuário é realmente é quem diz ser.
Desde sua criação, a prova de vida passou a ser muito usada em diferentes processos. Desde o onboarding de clientes e empresas até na validação de informações envolvendo transações financeiras, para viabilizar acesso a determinados serviços como o INSS, por exemplo.
Como funciona?
Basicamente a prova de vida é feita com o uso de ferramentas de biometria facial. Essa tecnologia captura a imagem do usuário e a codifica em uma sequência numérica. A partir disso é possível avaliar características, bem como traços e comportamentos individuais durante o procedimento, afim de validar os dados pessoais já cadastrados.
No geral, existem duas formas de prova de vida, ativa e passiva:
- Na prova de vida ativa o usuário coloca-se diante da câmera e realiza alguns movimentos específicos como sorrir ou piscar por exemplo. Desse modo, os sensores biométricos detectam as ações e as convertem em algoritmos para analisar os dados e comparar com as informações enviadas.
- Já na prova de vida passiva o usuário só precisa se posicionar em frente à câmera, sem a necessidade de movimentações.
Prova de vida no combate às fraudes
A prova de vida é um recurso de grande relevância em vários setores, especialmente no mercado financeiro. Afinal, com o advento da pandemia, houve a digitalização de vários processos e serviços, o que também fez crescer o número de cibercrimes e fraudes na internet.
Só em 2020 houve um registro de 90% de aumento em novas contas bancárias digitais. E, no mesmo ano mais precisamente no terceiro trimestre, também houve registros de 800 mil tentativas de crimes digitais, ou seja, cerca de 623 por hora!
Um recorte do mercado financeiro feito no Mapa da Fraude, apresentou 527 mil tentativas de fraudes, no primeiro semestre de 2022, em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC. Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, com tentativas em mais de 527 mil transações. Um registro de 2,71% das transações.
Quer saber mais sobre o panorama geral de fraudes no Brasil e as principais inovações tecnológicas voltadas para o combate às fraudes durante o Onboarding de clientes? BAIXE AGORA ESTE EBOOK!
Atentos a este cenário, várias empresas já estão investindo em melhorias tecnológicas visando a rápida detecção e combate a essas fraudes. A biometria facial para autenticação de usuários é uma delas.
O FaceMatch é outra solução de reconhecimento fácil onde a prova de vida é feita a partir de vídeos ou selfies e as imagens são codificadas e comparadas à foto do registro de identificação do usuário, garantindo assim a veracidade dos dados.
O fato é que adotar o método de prova de vida como autenticação não só ajuda a melhorar a experiência do usuário e traz mais agilidade ao processo, mas também proporciona uma melhor segurança de dados, reduzindo os riscos de fraudes e golpes digitais aos quais o avanço digital expõe usuários e instituições.
Prova de Vida da Simply
Com a proposta de oferecer soluções tecnológicas para trazer mais automação, segurança e eficiência operacional para as empresas, a Simply é uma empresa que conta com tecnologias inovadoras voltadas ao combate às fraudes. Uma delas é a prova de vida!
Com tecnologia anti-spoofing a solução ajuda a prevenir fraudes e identificar possíveis manipulações na prova de vida como documento adulterado (foto sobreposta) e reprodução de vídeos. Além disso, faz o reconhecimento facial (acesso a qualquer serviço usando seu rosto como validação) e por voz (usando a voz como um facilitador de operações).
Quer saber mais sobre essa e outras soluções digitais que não só podem ajudar sua empresa a evitar fraudes, como também agilizam processos, agregando mais valor operacional e proteção aos seus dados? Fale com nossos consultores e descubra!