Você já reparou como a forma de fazer pagamentos evoluiu nos últimos anos? Do dinheiro físico ao PIX, o que antes era apenas uma parte final da compra, hoje se tornou uma parte da estratégia da experiência do usuário. Nesse contexto, o Payment as a Service vem ganhando destaque como uma solução prática e escalável para negócios que desejam simplificar suas operações financeiras sem ter que investir em infraestrutura própria.
Com ele, empresas de diversos segmentos conseguem diversificar seu portfólio de produtos financeiros e oferecer uma experiência de pagamento personalizada aos seus clientes, ampliando o seu faturamento e o controle sobre os processos de pagamento.
Continue a leitura e entenda mais sobre o que é Payment as a Service, seus benefícios e como esse modelo vem impactando as operações financeiras e o mercado de pagamentos em geral. Confira!
O que é o Payment as a Service?
Payment as a Service (PaaS), ou pagamento como serviço, em português, consiste em uma solução que permite a empresas de diversos segmentos oferecer funcionalidades de pagamentos próprias ou whitelabel, a partir de uma infraestrutura unificada pré-existente.
Essa modalidade de serviços, que geralmente fica hospedada na nuvem e é fornecida por instituições de pagamento e fintechs, segue a tendência de “as a Service” comum em outras áreas da tecnologia como Software as a Service (SaaS) e Banking as a Service (BaaS).
Com ela, empresas não nativas do setor financeiro ou que não possuam infraestrutura necessária para integrar métodos de pagamentos, podem se conectar a plataformas de PaaS através de APIs ou plug-ins específicos e, com isso, oferecer uma gama de produtos e serviços financeiros a seus clientes como PIX, boletos, processamento de cartões, entre outros.
Além disso, o PaaS também abrange outras funcionalidades como carteiras digitais, soluções antifraude e de conformidade, assegurando benefícios sem precedentes para as empresas que aderem a esse modelo de negócio. Tudo isso sem a necessidade de lidar com a burocracia e complexidade de uma tecnologia de pagamento própria.
A evolução do Payment as a Service
Nos últimos anos, o mercado de Payment as a Service vem crescendo e se popularizando em diversos segmentos, demonstrando ser um modelo de negócio que continua ganhando relevância no cenário global.
Em 2023, o mercado de PaaS foi avaliado em cerca de US$11,29 bilhões e a expectativa é que esses números cresçam ainda mais passando a US$63,53 bilhões até 2032. De acordo com o relatório da Grand View Research, a expectativa é que o mercado global de PaaS alcance um crescimento de 15,2% até 2030.
Essa evolução se deve, sobretudo, aos avanços da digitalização no setor financeiro, somada à crescente demanda por métodos de pagamentos digitais mais ágeis e seguros.
A forma como pessoas e empresas adquirem e pagam por produtos e serviços mudou ao longo dos anos. Hoje, a necessidade por mais conveniência e personalização envolvendo os métodos de pagamento tem feito as empresas buscarem por soluções menos complexas e mais acessíveis para garantir uma experiência melhor a seus clientes.
Com a chegada do Payment as a Service, as organizações de vários setores, incluindo varejo, e-commerce, fintechs e marketplaces, passaram a disponibilizar meios de pagamentos cada vez mais integrados e convenientes, sem a necessidade de criar uma infraestrutura interna para isso.
Os benefícios do PaaS
O Payment as a Service acelera a transformação digital das empresas ao permitir a integração de pagamentos com inteligência, automação e flexibilidade. Isso significa oferecer uma experiência fluida ao cliente, reduzir custos operacionais e ampliar o potencial de receita com soluções personalizadas e escaláveis.
Empresas que optam por esse modelo de negócio também garantem outros benefícios como:
- Redução de custos: o PaaS reduz despesas com tecnologia, compliance e suporte técnico associadas a criação e manutenção de estrutura própria para processar pagamentos;
- Maior rentabilidade: com esse modelo, as empresas conseguem diversificar a oferta de produtos e serviços financeiros, resultando em fontes adicionais de receita para o negócio;
- Escalabilidade: a flexibilidade e robustez tecnológica do PaaS possibilita aumentar ou reduzir a oferta de serviços de pagamento conforme a demanda, sem burocracias ou complicações;
- Segurança e conformidade: provedores de PaaS seguem normas regulatórias rigorosas, além de contar com ferramentas de segurança e prevenção a fraudes e outras ameaças, garantindo maior proteção para os dados dos clientes e das transações financeiras;
- Integração ágil e simplificada: soluções PaaS geralmente oferecem APIs e SDKs de fácil implementação, possibilitando às empresas incorporar serviços de pagamento em suas plataformas de maneira ágil e eficiente.
Com processos mais ágeis e interfaces intuitivas, o Payment as a Service também oferece autonomia sobre as operações e é uma forma inteligente de acelerar a inovação, manter a competitividade e responder com agilidade às novas demandas do mercado.
O que sua empresa ganha ao adotar Payment as a Service
O modelo de PaaS está mudando a dinâmica do setor ao tornar soluções financeiras mais acessíveis e modulares. Para empresas que desejam escalar, diversificar sua oferta ou ganhar agilidade sem lidar com a complexidade técnica e regulatória, adotar esse modelo representa um avanço estratégico.
Ao contar com uma plataforma especializada, sua empresa reduz custos operacionais, acelera o lançamento de novos serviços financeiros e fortalece sua posição no mercado. Tudo isso com segurança, conformidade e suporte técnico contínuo.
Se você está pronto para evoluir sua operação de pagamentos, a Evertec oferece soluções completas em Payment as a Service, com tecnologia robusta, integração simples e foco total em performance. Fale com nosso time e descubra como podemos apoiar o crescimento do seu negócio.