Lançada em abril de 2023 para atender grandes bancos, a nova versão da plataforma é capaz de processar milhares de transações por minuto com alta escalabilidade
Com apenas três anos de existência, o Pix já é muito popular entre os brasileiros, que o adotaram como um dos principais métodos de pagamento. Para se ter uma ideia, do início das operações até 31 de outubro de 2023, foram realizadas 66,5 bilhões de transações via Pix, um volume movimentado de R$ 29,7 trilhões, segundo dados do Banco Central.
Hoje, o brasileiro envia e recebe dinheiro instantaneamente, via chaves ou QR Code, faz uso de recursos como o Pix Saque, o Pix Troco, Pix Agendado e transferências entre saldos de dois bancos, por exemplo.
Para os próximos anos, podemos esperar inovações como o Pix Automático, que promete substituir o débito automático, e o Pix Garantido, que permite parcelamento via Pix – mas ainda sem previsão de início, além do Pix Internacional, também sem data de lançamento.
Para acompanhar o crescimento do Pix, a Sinqia aprimorou sua solução: agora, ela é capaz de processar volumes ainda mais altos para atender a demanda de grandes bancos. Confira mais detalhes a seguir!
Pix da Sinqia
O Banco Central lista apenas seis empresas autorizadas a prestar serviços de tecnologia da informação em nuvem no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), oferta essa conhecida pela sigla PSTI (Provedores de Serviços de Tecnologia da Informação) – a Sinqia faz parte desta rigorosa seleção.
Ao obter a homologação e se tornar um PSTI ativo para operar com esse modelo de negócios, a Sinqia passou a atender bancos comerciais, bancos múltiplos, instituições de pagamento, concessionárias de serviços públicos, cooperativas de créditos e outras instituições financeiras que desejam dar um passo adiante ao oferecerem pagamentos instantâneos a seus clientes.
Volumetria e escalabilidade
O foco, agora, é atender os grandes bancos e instituições financeiras, que têm a demanda de comportar um grande volume de transações via Pix. Para isso, a Sinqia aprimorou sua solução baseada em hardware que permite a escalabilidade, ou seja, é capaz de acompanhar o crescimento de transações das empresas.
A nova solução da Sinqia se enquadra no maior nível de transações do Banco Central, que classifica a capacidade de volume dos bancos da seguinte forma: no nível 1, estão as instituições financeiras capazes de transacionar 1.000 mensagens por minuto, durante 10 minutos; no nível 2, estão os bancos capazes de transacionar 2.000 mensagens; por fim, no nível 3, estão aqueles capazes de realizar 4.000 transações por minuto.
Entre as funcionalidades oferecidas estão:
- Coleta, cálculo e geração de remessa de informações ao Banco Central;
- Controle gerencial da Conta de Pagamento Instantâneo;
- DICT interno como back end para integração com sistemas de canais;
- Sistema integrado à rede de pagamentos SPI do Banco Central.
Tudo isso de forma online, ágil e segura. Além disso, a nova solução traz melhorias para Participantes Indiretos, modalidade que representa mais de 80% das instituições financeiras aderentes ao Pix, segundo o Bacen.
Case com Pix: LIFT Challenge
Em abril de 2023, a Sinqia foi selecionada como uma das nove finalistas do LIFT Challenge, um projeto promovido pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT).
A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e o Banco Central do Brasil (BC) colaboram na realização do projeto, que contou com a participação de empresas empenhadas em criar um produto mínimo viável que se enquadre no escopo desta edição, que explora casos de uso inovadores baseados em blockchain para o Real Digital.
Para participar do projeto, a empresa firmou parceria com a Agrotokene, a Microsoft e a Visa. Em conjunto com seus parceiros, a Sinqia irá apresentar uma solução baseada em finanças descentralizadas (DeFi) para suprir a necessidade de financiamento de pequenas e médias empresas (PMEs), permitindo que elas acessem fontes externas de financiamento de forma viável.
Na iniciativa, a Sinqia foi responsável pelo processo de onboarding digital, que envolve a captura de dados e a análise de documentos, além de disponibilizar a tecnologia necessária para que as empresas possam implementar o Pix como meio de pagamento.
Conheça a solução da Sinqia para o Pix
Agora capaz de transacionar grandes volumes, a solução da Sinqia para o Pix é prática e ágil – não exige o desenvolvimento de grande estrutura para ser aplicada. Fale com um de nossos consultores.