Com a necessidade constante de evolução e desburocratização de seus processos, o setor bancário se viu pressionado a adotar soluções cada vez mais modernas e tecnológicas. E essa mudança começou a acontecer com o surgimento dos chamados Neobanks.
Segundo pesquisa feita pela Exton Consulting, só na América Latina, já existem cerca de 50 Neobanks ativos. Entre eles, o Nubank se configura como principal representante dessa nova modalidade.
Ficou interessado? Continue lendo esse artigo e saiba mais o que são os Neobanks e o que esperar deles para o futuro do mercado financeiro. Confira!
Afinal, o que são os neobanks?
Apesar de não serem a mesma coisa, atualmente os neobanks são conhecidos como os promissores bancos digitais. Diferenciando-se dos bancos digitais por já nascerem 100% nas plataformas digitais, eles também são caracterizados por não possuírem rede de agências. Além disso, não possuem vínculo com instituições bancárias tradicionais.
De suma importância para uma melhor experiência dos consumidores bancários, os neobanks representam uma nova opção de relação entre cliente e banco. Consequentemente, essa nova modalidade traz consigo uma maior concorrência no sistema financeiro.
Nesse sentido, eles representam o motivo para as constantes inovações dos bancos tradicionais.
Quer saber mais? Baixe o conteúdo completo: Ebook – Tudo Sobre os Neobanks.
Evolução no mercado financeiro
Resultados do alto engajamento digital dos brasileiros devido a transformação digital do setor bancário em decorrência da pandemia de Covid-19, os neobanks surgiram após os bancos digitais. Apesar de não serem os primeiros do setor nas plataformas digitais, após surgirem eles obtiveram um crescimento exponencial e uma consolidação inquestionável.
A prova disso são os cerca de 256 neobanks ativos no mercado brasileiro e o título de quinto colocado no Ranking Global de Neobanks. Além disso, a consolidação e preferência desses bancos pelos brasileiros, pode ser notada nos dados de pesquisas realizadas com mais de 47 mil consumidores em todo o mundo. Veja:
- Enquanto 35% das pessoas pelo mundo aceitam videochamadas como aconselhamento financeiro, 45% dos brasileiros preferem essa modalidade;
- Cerca de 24% dos consumidores bancários abriram uma conta não primária nos neobanks. Em contrapartida no Brasil, essa porcentagem aumenta para 43%;
- Ao redor do mundo, cerca de 37% dos consumidores realizaram a abertura de conta pelo celular. Já no Brasil, cerca de 63% utilizaram o celular para abertura de contas;
- No Brasil, 44% dos consumidores utilizam os neobanks sendo que 21% são clientes com conta primária e 23% com conta secundária. Já ao redor do mundo com 23%, 12% possuem conta primária e 11% contas secundárias;
- Em média 16% dos clientes no mundo preferem os bancos tradicionais e físicos. Em contrapartida, no Brasil 2% dos consumidores preferem os bancos à moda tradicional.
BAIXE AGORA este ebook e confira como o cenário da pandemia impulsionou a digitalização dos processos no setor financeiro e os impactos nos bancos, no formato de consumo das pessoas e na segurança das operações.
Quais são as expectativas para o futuro dos neobanks?
Apesar de já consolidados, as expectativas é que os neobanks cresçam cada vez mais no Brasil. Isso porque as Fintechs, empresas especializadas em desenvolver produtos e serviços digitais, estão se ampliando e com grandes chances de se tornarem neobanks. Os dados acima comprovam também, como o brasileiro é adepto a novas tecnologias.
Essa característica é a que contribui ainda mais para a expansão desses novos bancos. Além disso, como o fim da pandemia é uma incerteza, espera-se que os neobanks criem ferramentas digitais que possam inserir a interação com um consultor humano no momento certo. Nesse sentido, a expectativa é que a relação cliente e banco seja personalizada e segura após a pandemia.
E você, o que pensa sobre os neobanks? Deixe seu comentário e conte para a gente!
E, se você quer sempre ficar por dentro dessas mudanças e da Era da Transformação Digital, não deixe de acompanhar nosso Blog. Cadastre-se na nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades.