Algoritmos compostos por Inteligência Artificial vêm auxiliando na superação de desafios e transformando diversos setores, principalmente no mercado financeiro. Contudo para maximizar o potencial da IA aproveitando seus benefícios e ao mesmo tempo transmitir a transparência e confiança, impactando de forma justa a todos os envolvidos em sua aplicação é preciso mais do que uma IA explicável. Nesse caso, as empresas precisam contar com uma Inteligência Artificial Responsável.
Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre o que é a Inteligência Artificial Responsável, seus benefícios. E por que aplicar essa abordagem nos processos da sua empresa.
O que é a Inteligência Artificial Responsável?
De modo geral, podemos conceituar a Inteligência Artificial Responsável como um padrão de implantação das tecnologias de IA para garantir que as mesmas sejam mais confiáveis, seguras e imparciais.
Mais do que isso, a Inteligência Artificial Responsável surge como uma maneira prática de garantir que os modelos de IA e machine learning sejam mais explicáveis, robustos, éticos e eficientes.
O desenvolvimento de uma IA Responsável que siga esses preceitos acaba definindo o grau de maturidade que as empresas possuem em relação aos recursos de IA. E quanto mais madura for a organização nesse sentido, maior será o crescimento e transformação do negócio.
Por que aplicar uma abordagem de Inteligência Artificial Responsável nos processos?
Uma empresa que adota uma Inteligência Artificial Responsável em seus processos agrega vários benefícios. Não só do ponto de vista ético e moral, mas também vantagens comerciais de médio e longo prazo. E várias empresas já estão percebendo todo o potencial da IA Responsável.
Tanto que, de acordo com a pesquisa feita pela Tech Vision da Accenture em 2022, cerca de 80% das organizações já planejam investir em IA Responsável e dessas 77% enxergam a regulamentação como uma prioridade.
Ou seja, a maioria das empresas atuais já enxerga a conformidade regulatória como uma vantagem competitiva. Como resultado, isto pode gerar benefícios no curto prazo que viabilizam não só a captação e retenção de mais clientes, mas também a construção de uma relação de confiança junto aos investidores.
Principais benefícios e desafios da IA Responsável
A Inteligência Artificial Responsável possui grande relevância para as organizações. Além auxiliar no desenvolvimento de estratégias de governança mais assertivas, a IA Responsável também proporciona vários outros benefícios.
No que se refere ao consumidor, ela permite o desenvolvimento de produtos e serviços mais inclusivos, que sejam satisfatórios em todos os perfis de usuários, levando mais segurança e transparência, atributos estes que ajudam a reter clientes e elevar a credibilidade da organização.
Além disso, com uma IA Responsável também é possível:
- Gerar algoritmos de IA mais imparciais e representativos;
- Capacitar funcionários para governar a tecnologia e inovação de forma eficaz;
- Elevar o nível de privacidade e segurança de dados;
- Mitigar riscos com uma base ética ao estabelecer sistemas que beneficiem clientes e mercados.
Desafios
Atrelado aos benefícios há ainda alguns desafios que a Inteligência Artificial Responsável impõe às empresas. A ausência de um padrão para implantação da estrutura de gestão de risco necessária para IA Responsável é uma delas.
Há também a necessidade de uma diversidade maior de talentos com destaque ímpar no que se refere a ética e inteligência artificial no ambiente de trabalho. Sem falar na dificuldade de mensurar resultados, já que o sucesso de sua implantação se mede a partir de KPIs não tradicionais.
Implementar uma Inteligência Artificial Responsável nos processos corporativos pode levar as empresas a encontrar meios inovadores de atingir seus objetivos, gerar produtos e serviços mais seguros e confiáveis e lucrar mais.
Contudo, para que isso aconteça, é necessário unir os pilares da IA Responsável como justiça, transparência, empatia e robustez para construir uma visão sustentável e, assim alcançar o sucesso a longo prazo.
Se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!