A inteligência artificial no setor financeiro se tornou uma grande aliada das empresas que buscam otimizar sua gestão, unindo tecnologia e inovação. Com sua capacidade de modernizar operações, detectar fraudes em tempo real, personalizar serviços e prever tendências, essa tecnologia vem impactando o mercado de diferentes formas, seja reduzindo custos, garantindo soluções mais precisas e seguras ou aprimorando a experiência do cliente.
Apesar disso, ainda há quem duvide dos impactos da inteligência artificial no setor financeiro ou desconheça o uso prático dessa tecnologia nesse mercado. O Brasil é o país que mais usa IA na América Latina. No território nacional, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia, ante uma média de 47% em toda a região. Os setores mais avançados em soluções de IA são o financeiro, o varejo e o de manufaturas.
>> Leia também: Conheça as aplicações da Inteligência Artificial no consórcio
Qual a importância da inteligência artificial no setor financeiro?
O setor financeiro é um cenário onde agilidade, precisão, segurança e eficiência são vitais para se manter competitivo. Nesse contexto, a IA surge como uma importante ferramenta da transformação digital nesse mercado. As instituições financeiras que integram essa tecnologia à sua rotina corporativa automatizam suas operações, experimentando um ganho de eficiência substancial.
Além disso, o uso de sistemas inteligentes baseados em IA possibilita às organizações analisar um grande volume de dados simultaneamente. Isso permite a identificação de padrões de comportamento e tendências, gerando visões para a criação de portfólios personalizados para os clientes.
Com a inteligência artificial no setor financeiro, as empresas podem ir além e usar análise preditiva e aprendizado de máquina para auxiliar na gestão de risco, detectando e prevenindo fraudes. Essa tecnologia também contribui na geração de indicadores confiáveis, levando a tomadas de decisões mais assertivas e embasadas. Por isso, a importância da IA no setor financeiro é algo que jamais pode ser subestimado no cenário atual.
Como utilizar a IA para otimizar o setor financeiro
Devido à sua versatilidade, a inteligência artificial no setor financeiro pode ser implementada de diferentes formas. Veja abaixo algumas das aplicações práticas dessa tecnologia em áreas distintas desse mercado:
IA na adequação regulatória
O setor financeiro é uma área que envolve constantes mudanças regulatórias. Nesse contexto, a IA generativa auxilia na manutenção da conformidade regulatória. Através de seu potencial de automatizar e monitorar transações em tempo real, instituições financeiras conseguem identificar anomalias e padrões que possam indicar violações normativas. Além disso, a IA também contribui atualizando sistemas e mantendo-os alinhados às mudanças regulatórias vigentes.
Detecção de fraudes
Segundo pesquisa feita pela Nvidia, quase 80% das instituições financeiras usam IA para diminuir riscos e combater fraudes. Cada vez mais empresas aderem a essa inovação na área financeira para detectar golpes precocemente, e não é para menos. Através de tecnologias pilares da IA, como machine learning, é possível correlacionar um grande volume de dados de forma simultânea, identificando rapidamente atividades fraudulentas e desvios no padrão operacional, como duplicidades, erros de pagamento, entre outras falhas.
Atendimento ao cliente
A inteligência artificial no setor financeiro não é útil apenas para aprimorar a eficiência de processos no setor. Sua aplicação também auxilia na personalização do atendimento ao cliente. Segundo dados publicados pela Statista, ferramentas como chatbots, IA conversacional e assistentes de voz foram algumas das mais usadas no segmento de experiência do cliente no setor financeiro, agregando mais agilidade e acessibilidade ao atendimento. Além disso, são soluções que se adaptam às necessidades dos clientes, personalizando a oferta de produtos e serviços de acordo com suas preferências, resultando em uma experiência muito mais satisfatória e completa para os consumidores.
Concessão de crédito
Instituições financeiras que buscam melhorar seus processos de concessão de crédito encontram na IA uma poderosa aliada. Graças à modelagem de dados promovida pela IA, é possível garantir uma análise avançada das informações. Isso permite aos bancos maior precisão e eficiência na avaliação de riscos e oportunidades envolvendo o perfil financeiro de seus clientes.
A inteligência artificial no setor financeiro é uma realidade que tende a se consolidar e evoluir cada vez mais ao longo dos anos. Por isso, mais do que nunca, as instituições que querem manter sua competitividade e desenvolvimento em alta precisam integrar essa tecnologia em seu ecossistema operacional. Somente assim é possível garantir uma gestão mais proativa e alinhada à inovação.
Para saber mais sobre como a inteligência artificial no setor financeiro pode beneficiar o seu negócio, fale com os nossos especialistas!