Flexibilidade e adaptabilidade nunca foram tão vitais para as empresas como são hoje em dia. Ter a capacidade de reagir de modo ágil e eficaz frente a possíveis interrupções e se tornar resiliente às mudanças do mundo real é um diferencial importante para criar experiências ainda melhores aos usuários. Nesse contexto, a Adaptive AI (Inteligência Artificial Adaptável) é uma inovação que tem muito a contribuir nesse quesito.
Tanto que essa tecnologia está entre as principais previstas para o próximo ano pela Gartner. E não é para menos, afinal, a Adaptive AI é capaz de atualizar seu próprio código incorporando aquilo que aprendeu com experiências em novos dados.
Dessa forma, a tecnologia de IA adaptável pode melhorar de forma contínua a experiência do cliente em cada nova interação refinando habilidades de conversação, por exemplo.
Continue sua leitura e saiba mais sobre o que é a Inteligência Artificial Adaptável e o que esperar dessa tecnologia para o futuro do mercado!
O que é Inteligência Artificial Adaptável?
A IA Adaptável é uma tecnologia capaz de revisar seu próprio código e promover as adaptações necessárias, porém desconhecidas quando o mesmo foi criado inicialmente, para se adequar rapidamente às mudanças do cenário atual.
Ao aprender esses padrões comportamentais, a Inteligência Artificial Adaptável oferece resultados muito mais rápidos e eficientes para a tomada de decisão mais assertiva.
BAIXE ESTE EBOOK e conheça as principais tendências tecnológicas para 2023 segundo relatório de tendências divulgados pelo Gartner.
Como funciona?
Basicamente a Adaptive AI funciona com uma única cadeia de elementos de processamento. Essa cadeia consome e agrega dados em vários estágios de agrupamento, processamento e transformação de dados.
Desse modo, esse modelo analisa as informações para gerar percepções e previsões mais assertivas que serão usadas em decisões futuras.
Assim, a IA Adaptável incorpora feedbacks recebidos em ambiente operacional e cria previsões que se baseiam em dados permitindo soluções rápidas para verificar ideias e funcionalidades de implantação simples na produção.
Principais aplicações da Inteligência Artificial Adaptável
Para as empresas a Inteligência Artificial Adaptável é uma “mão na roda” podendo ser aplicada em diversas funções para extrair o que há de mais valioso e auxiliar na tomada de decisão mais assertiva dos negócios.
Algumas das principais aplicações da IA Adaptável são:
Chatbots
Chatbots usam de linguagem para conversar com pessoas de forma mais natural possível, porém pré-programada reconhecendo números, nomes, telefones e reproduzindo o comportamento humano.
Gestão interna
A aplicação de Inteligência Artificial Adaptável em gestão é útil para auxiliar na tomada de decisão dos gestores através da identificação da produção e desempenho de tarefas internas com eficiência.
Segurança
A IA Adaptável também se aplica em mecanismos de segurança evitando ataques digitais e fraudes através da identificação de tentativas e ação rápida de neutralização.
Vendas e Marketing
A IA Adaptável irá ajudar e muito a proporcionar um melhor atendimento aos clientes, personalizando a interação ou mesmo disponibilizando mais praticidade, assim como conforto e eficiência de ação.
O que esperar da Inteligência Artificial Adaptável para o futuro do mercado?
Diferente dos demais sistemas tradicionais de Inteligência Artificial, a Adaptive AI realiza uma autorrevisão, ajustando seus códigos. Desta forma, proporciona mudanças de acordo com o mundo real que não foi possível prever no início.
A Gartner espera que até 2026 a maioria das empresas adotem práticas de engenharia de IA que sejam capazes de construir e gerenciar sistemas de Adaptive AI.
Dessa maneira se espera que as organizações criem maior resiliência e adaptabilidade nos negócios, podendo reagir de maneira rápida às mudanças, bem como tomar decisões precisas e com muito mais praticidade.
E você já conhece essa que é uma das principais tendências tecnológicas para o ano de 2023?
Se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter e continue nos acompanhando! Assim você recebe semanalmente na sua caixa de entrada um novo artigo sobre tecnologia, tendências, inovação e transformação digital.