Vivemos em uma Era em que a digitalização está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas. Com o avanço da tecnologia, processos e até documentos importantes agora estão passando para o universo digital. E a identidade digital representa bem esse novo cenário.
E você, conhece ou já ouviu falar em identidade digital? Esta é uma tendência que veio com a proposta de otimizar processos legais e burocráticos, oferecendo benefícios diversos para as pessoas, assim como para as organizações.
Quer saber mais? Então continue sua leitura e veja agora mais detalhes sobre o que é, os benefícios e qual a importância da identidade digital no combate às fraudes.
O que é identidade digital?
Identidade digital, ou DNI (Documento Nacional de Identificação) como também é conhecida, trata-se de um documento que unifica várias informações em um só lugar. Ou seja, o DNI irá reunir dados como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral entre outros documentos.
Este documento ficará acessível por meio de um aplicativo disponível na Apple Store ou Play Store. Além disso, cada pessoa terá um QR Code para acessar sua conta e permitir a autenticação dessas informações.
O primeiro lote de documentos nacionais de identificação está previsto para liberação até fevereiro de 2022. E a emissão será feita pelo Serpro, por meio de processo ainda a ser definido.
Principais benefícios do DNI
No geral, com a identidade digital em mãos é possível validar sua identificação apenas usando seu celular ou tablet, o que levará mais facilidade a rotina das pessoas.
A identificação digital também pode oferecer muitos benefícios que vão além da praticidade. Entre as principais vantagens do DNI, podemos citar:
- Desburocratização de processos: com a identificação digital será possível simplificar e agilizar processos burocráticos como assinatura de contratos, por exemplo;
- Emissão de notas fiscais: qualquer pessoa estará apta a emitir notas fiscais eletrônicas, o que seria uma vantagem, especialmente para autônomos e prestadores de serviços;
- Maior sustentabilidade: a digitalização de documentos e demais operações do dia a dia ajuda a quebrar o ciclo de emissão de papéis e outros processos que comprometem a sustentabilidade;
- Reduz custos: emitir uma segunda via de documento gera custos, mas com o DNI isso não será mais um problema, pois você pode ter acesso a seus dados a partir de qualquer gadget autorizado mediante login e senha registrados.
Além disso, um dos maiores benefícios da identidade digital é o quesito segurança. Com o DNI você estará sempre com seus dados em mãos e poderá autenticar sua veracidade em diferentes processos, evitando assim fraudes.
Importância da identidade digital no combate às fraudes
Com a pandemia, cresceu o número de processos digitalizados, especialmente no mercado financeiro. E junto a esse crescimento também houve um aumento nos casos de fraudes.
Um recorte do mercado financeiro feito no Mapa da Fraude, apresentou 527 mil tentativas de fraudes, no primeiro semestre de 2022, em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC. Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, com tentativas em mais de 527 mil transações. Um registro de 2,71% das transações.
A identidade digital é uma proposta que vem para trazer mais segurança aos processos financeiros reduzindo os riscos de fraude. Afinal, seu uso envolverá vários recursos que visam autenticar os dados pessoais de cada indivíduo, como impressão digital, certificação digital entre outros.
Além disso, também cabe as empresas adotar soluções tecnológicas que possam otimizar a verificação dos dados de seus clientes e, com isso, inviabilizar possíveis fraudes.
A Verificação de Antifraude e Risco ou VAR, por exemplo é uma solução completa da Simply que usa inteligência artificial para validar o RG, fazer o cruzamento de dados e com isso minimizar os riscos de fraudes nas empresas.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o VAR e outras soluções da Simply Tecnologia para digitalizar seus processos e elevar o nível de segurança do seu negócio!
A cada dia que passa mais credenciais e dados vão sendo convertidos em formatos digitais para que as pessoas possam usar em diversos contextos, mas embora os dados pertençam aos usuários, nem sempre eles estão sob o seu total controle.
Isso coloca em cheque a privacidade e segurança dessas informações em sistemas online, aumentando exponencialmente os riscos de violação desses dados. Nesse contexto, o modelo de identidade digital descentralizada, ou DID, que é baseada na tecnologia blockchain, pode ser uma solução.
BAIXE ESTE EBOOK e entenda tudo sobre o tema!