A IA e o futuro orientado por dados estão moldando a era da tecnologia e da inovação em diferentes áreas, especialmente no setor financeiro.
Citado como uma das trilhas da Febraban Tech 2025, os avanços da IA aliada ao uso estratégico dos dados tem o poder de revolucionar processos, antecipar tendências e personalizar experiências, permitindo às instituições se tornarem mais resilientes, bem como ofertar soluções capazes de atender às demandas emergentes e aproveitar oportunidades antes da concorrência.
No entanto, essa evolução também traz alguns desafios que devem ser enfrentados visando equilibrar inovação com ética e governança para garantir a eficiência e segurança na gestão de dados.
Continue a leitura e entenda como os dados aliados à IA estão redefinindo o futuro e se tornando um diferencial competitivo para as instituições e quais desafios sua empresa pode enfrentar com a IA e o futuro orientado por dados. Confira!
A revolução da IA na gestão de dados
Nos últimos anos, a inteligência artificial evoluiu em um ritmo sem precedentes, se tornando uma aliada importante em vários processos administrativos, inclusive na gestão de dados. Mais do que apenas uma ferramenta de automação, a IA vem transformando o modo como as instituições operam, criam estratégias, tomam decisões e interagem com clientes.
Graças a sua capacidade de coletar, processar e analisar um grande volume de informações em tempo real, a IA permite aos gestores identificar padrões e obter insights estratégicos, que ajudam a atender às demandas de mercado, abrindo novas oportunidades de crescimento e agregando valor ao negócio.
Em áreas como o setor bancário e de seguradoras, onde prevalecem dados não estruturados, a IA é uma ferramenta que possibilita compreender e extrair esses dados em grande escala com agilidade e precisão, mitigando falhas humanas, otimizando a detecção de fraudes e economizando tempo em processos de concessão de crédito e outras operações financeiras, por exemplo.
As ferramentas baseadas em IA também estão sendo adotadas para aperfeiçoar a segurança de dados, reforçando a proteção contra vazamentos e acessos indevidos, assegurando uma maior conformidade com regulações vigentes como a LGPD e entidades reguladoras como CVM, BC, CMN e tantas outras.
IA e o futuro orientado por dados: principais desafios
Em um cenário altamente dinâmico e tecnológico, a inteligência artificial surge como uma solução poderosa capaz de impulsionar a gestão de dados, trazendo mais eficiência, precisão e segurança para as organizações. Contudo, o sucesso da IA na gestão de dados vai depender da superação de alguns desafios.
O Gartner divulgou recentemente uma lista com os principais desafios envolvendo a IA e o futuro orientado por dados. Segundo a consultora americana, até 2027, cerca de 60% das organizações irão perder boas oportunidades de maximizar o valor de seus dados em razão da falta de governança ética e eficaz.
Muitas empresas ainda não dispõem de KPIs orientados para políticas, práticas e procedimentos de governança, tanto para análise de dados, quanto para seu uso com IA colocando em risco o sucesso da implementação dessa tecnologia na gestão de dados.
Do mesmo modo, o levantamento também aponta a necessidade das empresas em adotar práticas robustas para gestão de metadados. Isso envolve a captura e análise dos dados em toda a sequência de preparação dessas informações, desde a coleta, até a transformação e armazenamento dos dados.
Identificar setores onde os dados estão incompletos ou ausentes, assim como o uso de dados sintéticos também é essencial para garantir a privacidade de informações sensíveis e o sucesso nas iniciativas de IA e o futuro orientados por dados.
O estudo do Gartner também aponta a dificuldade das instituições em integrar diferentes ferramentas baseadas em IA em seus processos, seja por limitações tecnológicas ou falta de profissionais especializados na área. Incorporar não só a IA generativa, mas outras inovações como ciência de dados, aprendizado de máquina e outros recursos baseados em IA ajudaria a elevar o impacto dessa iniciativa e a confiabilidade.
Esses são apenas alguns dos desafios que as instituições podem enfrentar no desenvolvimento da IA e o futuro orientado por dados. Porém, aqueles que conseguirem dominar esse novo cenário impulsionado por dados, certamente irão ocupar um lugar de destaque, aproveitando ao máximo o potencial da IA para inovar e garantir um negócio mais resiliente conforme o mercado amadurece.
Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse na sua caixa de entrada além das principais notícias do mercado.