A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas em vários aspectos (trabalho, casa, estudos, entretenimento, modelo de compras etc). Os bancos digitais têm provocado uma espécie de “uberização” do setor, fazendo com que os bancos tradicionais tenham que se reinventar. Acompanhe mais sobre o assunto nos próximos parágrafos.
O contexto dos bancos digitais
Atualmente um banco digital oferece mais agilidade no atendimento, segurança dos dados envolvidos e transparência. Resumindo, é uma nova experiência ao cliente que tem conquistado fãs. O banco do futuro e as instituições financeiras digitais estão procurando gerar confiança na marca. O radar da usabilidade é o foco.
Como acompanhar os bancos digitais?
Focando na experiência do cliente, como citamos. Os bancos digitais têm conquistado certa fatia do mercado também pela economia em taxas bancárias. Sabemos que a geração dos millenials não quer sentar para aguardar ser atendida pelo gerente, eles querem um diálogo muito mais dinâmico, prático, econômico e até inteligentemente divertido, se possível.
Para os bancos tradicionais conseguirem se reinventar e evoluir, eles precisarão caprichar nas estratégias. O Banco Itaú tem apostado na digitalização de dentro para fora, substituindo certos sistemas e até criando novas soluções. O banco Bradesco é outro que já está atuando a todo vapor, criou o Next (que é seu próprio banco digital voltado para o público mais jovem) e está modernizando a estrutura que possui.
Passos que orientam a digitalização
Conforme artigo publicado no site do Financial Brand, os bancos tradicionais podem focar em 3 principais passos para acompanhar a onda do banco digital:
- Sintonizar as mudanças nas preferências e expectativas dos consumidores. Então orientar a divulgação de produtos e serviços de maneira que a entrega não fuja do esperado pelo cliente;
- Aceitar o que já é fato, o potencial de inteligência artificial em personalização e outras aplicações financeiras, contexto que tem favorecido os bancos digitais a conquistarem os clientes. A usabilidade das soluções financeiras acrescenta praticidade e comodidade no cotidiano das transações;
- Acompanhar o que as mega marcas estão fazendo (dentro e fora dos bancos) em relação à experiência do consumidor. Afinal, a transformação digital por parte das empresas é o melhor caminho a se seguir.
Sobrevivência dos mais aptos
É importante frisar que necessariamente um banco tradicional não irá deixar de existir por causa do avanço do serviço financeiro digital. O que é previsível de acontecer é que eles mudarão os tipos de produtos e serviços e a maneira como estes são oferecidos para o público. O open banking, por exemplo, é uma forma de oferecer serviços diferenciados e que agregam valor às instituições sem necessariamente desenvolvê-los.
Na última pesquisa da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, com ano de 2018 como base, alguns dados em relação aos canais digitais comprovam a conquista de espaço por parte dos bancos digitais:
- o número de contas ativas com mobile banking cresceu 34% e mostrou a preocupação dos bancos em simplificar a vida do cliente;
- o mobile banking já ultrapassa o internet banking em todos os tipos de transações com destaque para as operações de depósito, seguros e investimentos;
- a facilidade proporcionada pelos apps para realizar as transações é fator determinante de seu crescimento expressivo;
- as contas heavy users no mobile banking já representam 51% do total de contas neste canal.
Como a Simply entra na história?
Com nossos produtos e serviços que tem auxiliado muitas empresas, de diferentes mercados, a acompanharem a transformação digital. Temos criado a possibilidade dos bancos e instituições financeiras terem eficiência operacional com tecnologia.
Nossas soluções estão de acordo com as normas do Banco Central, LGPD e Compliance, tudo oferecido com o máximo de segurança e eficiência às principais operações bancárias. E estes são somente alguns dos nossos serviços, entre em contato com nossos consultores de venda para conhecer mais as melhores opções Simply para sua empresa.
Esperamos que você tenha gostado do artigo, deixe um comentário com dúvidas ou sugestões, vamos adorar conversar sobre o tema.