A sua empresa está preparada para a era pós-digital? As inovações dos últimos anos colocaram a tecnologia em todos os momentos do nosso dia a dia. Nesse cenário, companhias que não se posicionarem corretamente perderão competitividade e capacidade de realizar negócios.
A era pós-digital envolve uma série de novidades que já se tornaram realidade e outras que estão em fase de desenvolvimento. Além disso, há uma contínua aceleração das rotinas e mudanças no mercado.
Portanto, é fundamental que gestores estejam atentos sempre. Confira abaixo tudo o que a sua empresa precisa saber sobre o tema!
O que é a era pós-digital?
Era pós-digital é o termo utilizado para definir o momento em que a sociedade se encontra. Em poucas palavras, essa é a fase em que a tecnologia já foi integrada em todos os processos cotidianos, tornando as soluções de TI “invisíveis” na nossa rotina.
Esse é o caso, por exemplo, das conexões de internet, que agora ocorrem de modo contínuo. Graças aos smartphones e às redes sem fio, podemos nos comunicar via web a qualquer momento e em uma grande quantidade de pontos. Com isso, é possível dizer que a web se tornou algo onipresente.
Quer saber mais do que ainda está por vir? Confira neste ebook as principais tendências tecnológicas para 2020 – segundo o Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies, 2019.
Como a era pós-digital está acontecendo no Brasil?
O Brasil está passando por rápidas mudanças e, cada vez mais, tornando-se parte dos países que fazem parte da era pós-digital. As redes de internet mobile, por exemplo, são disseminadas em todo o país. Até mesmo durante viagens de avião conseguimos assistir a vídeos por streaming e trocar mensagens via web.
Já os governos estão adotando várias iniciativas para se tornarem mais digitalizados. Dessa forma, a tecnologia está dominando o setor público e permitindo que vários processos, como a declaração de imposto de renda, sejam feitos em diferentes dispositivos, conforme as demandas do pagador de tributos.
Ao mesmo tempo, empresas e indústrias de todos os setores estão utilizando novidades como a Internet das Coisas e soluções como as de Big Data para otimizarem as suas rotinas de gestão e gerenciamento de processos. Por isso, a quarta revolução industrial passou a ser uma realidade em um ambiente corporativo mais flexível, com alta mobilidade, integração e eficiência.
Quais são as tecnologias que fazem parte da era pós-digital?
Na era pós-digital, algumas tecnologias destacam-se. Elas auxiliam negócios ao gerenciarem com mais eficiência os dados disponíveis, possibilitarem ferramentas mais inovadoras e buscarem novas formas de atender a demandas externas com baixo custo e alto alinhamento com as demandas de clientes. Veja as três mais importantes abaixo!
Blockchain
O blockchain é uma tecnologia inovadora de gestão descentralizada de dados criadas a partir do Bitcoin. Com ele, negócios podem distribuir, validar e manter registros com alto nível de segurança, integridade e performance. Isso permite a gestão mais inovadora de contratos, informações estratégias e até mesmo os registros comerciais.
Inteligência artificial
A inteligência artificial mudará a maneira como vemos várias soluções de TI. A possibilidade de otimizar softwares automaticamente auxilia no uso e na disseminação de sistemas mais inteligentes, alinhados com as demandas do usuário e seguros. Dessa forma, todas as empresas poderão manter o seu ambiente de trabalho com maior nível de automação e eficiência.
Computação quântica
A computação quântica terá um grande impacto na capacidade de ferramentas baseadas em IA serem eficazes. Essa nova forma de pensar a computação dá aos sistemas a capacidade de compreender situações de modo mais próximo da realizada por humanos, gerando impactos positivos em áreas como as de pesquisas químicas, meteorologia e análise de dados.
A transformação digital levou a tecnologia a todos os processos corporativos e mundanos. Hoje, soluções de TI nos auxiliam em tarefas simples, como a gestão de appliances em casa, até rotinas complexas, como o monitoramento de processos de logística.
Nesse cenário, negócios devem estar preparados para prestar um serviço de qualidade e inovador. As empresas precisam direcionar os seus olhares para os consumidores, garantindo que as suas demandas sejam atendidas da forma mais ágil e precisa possível. Assim, companhias poderão fazer parte da era pós-digital sem comprometer a sua competitividade e capacidade de ficar à frente da concorrência.
Se você gostou da dica, não esqueça de compartilhar o post entre os seus contatos nas redes sociais!