Se antes a disrupção acontecia com um grande destaque, a exemplo da máquina a vapor em 1780 e da computação em 1970, estamos vivendo hoje em uma era marcada pela inserção de múltiplas tecnologias em nosso cotidiano. O business 4.0 exprime tal cenário no âmbito corporativo.
Aqui, os mundos digital, físico e biológico convergem criando um ecossistema marcado pela automação, robótica e inteligência artificial. Processos, produtos e serviços são otimizados em negócios ágeis, melhorando a entrega ao consumidor.
Quer saber como o modelo em evidência está impactando a gestão empresarial? Siga na leitura para entender o conceito, seu funcionamento, benefícios e contexto.
O que é e como funciona o business 4.0?
Estamos falando de uma forma de gerir um negócio utilizando tecnologias digitais e integradas com base em 4 aspectos:
- Personalização em massa;
- Criação de valor exponencial;
- Alavancagem do ecossistema;
- Aceitação total dos riscos.
É com tais propósitos que os bancos investem em machine learning, por exemplo, capaz de os ajudar a identificar oportunidades de investimento. Esse mesmo recurso de inteligência artificial é utilizado para os médicos acessarem os dados do paciente e observarem tendências a certas patologias, melhoria no diagnóstico e no tratamento.
Explicação dos 4 pilares
A personalização em massa é a oferta customizada de bens e serviços para grande quantidade de pessoas, mas individualmente. Lojas do varejo têm usado algoritmos para oferecer ao cliente nas redes sociais produtos com base nos que ele já adquiriu — caso tenha comprado tênis de corrida, talvez ele também precise de roupas esportivas.
Assim, a entrega cria valor exponencial, prevendo os anseios do consumidor. Tal adaptação é permitida por causa do desenvolvimento de um ecossistema altamente tecnológico, marcado pela utilização de recursos e inovações dos seus parceiros comerciais e concorrentes.
O open banking é um exemplo de como esse sistema funciona na prática e evidencia o quanto as instituições bancárias têm abraçado riscos para otimizar seus serviços — afinal, eles abrem a plataforma para programadores externos melhorarem a oferta e a experiência do usuário.
Quais são os benefícios do business 4.0?
Segundo pesquisa da Tata Consultancy Services, 18% das empresas no setor financeiro e no ramo de telecomunicações já aderiram à automação, robótica ou inteligência artificial, bases desse modelo corporativo. 70% dos líderes entrevistados têm métodos ágeis para cada processo em sua organização.
As operações são impactadas com uma melhor gestão do tempo e otimizadas continuamente, reflexo positivo na produtividade. Consequentemente, o faturamento passa a ser maior e o gestor ganha um aliado para manter sob controle a saúde financeira do seu negócio.
Além disso, a alocação de recursos é feita com base em dados e análises precisas, evitando desperdícios e gastos desnecessários. O business 4.0 facilita a comunicação entre os colaboradores e o compliance, pois rastreia e monitora processos, promovendo a gestão eficaz de informação — inclusive mantendo os arquivos salvos em nuvem.
Qual é a relação entre o business 4.0 e a indústria 4.0?
A primeira Revolução Industrial foi marcada pela mecanização; a segunda, pela eletricidade; a terceira trouxe a computação e finalmente chegamos à quarta, marcada pela automação, robótica, inteligência artificial e tecnologias digitais.
Essa tem um conjunto de fatores e recursos moldando negócios ágeis, enquanto as outras foram marcadas por um único destaque. A indústria 4.0 rege o business 4.0, a gestão empresarial.
Nesse contexto, mudanças significativas foram sentidas no atendimento ao cliente e experiência do usuário. Também ficou mais fácil traçar metas e acompanhar indicadores porque os softwares agora se encarregam de emitir relatórios automaticamente, por exemplo.
A integração entre diferentes plataformas acelera a prestação dos serviços, como a produção de um contrato de empréstimo bancário a partir dos dados do cliente colhidos no sistema. Assim, os gestores podem acertar na oferta customizada enquanto identificam gargalos e promovem a melhoria contínua dos processos.
O business 4.0 evidencia a disrupção não apenas da tecnologia no ramo corporativo, mas também da revolução na gestão empresarial. Utilizar a automação, a robótica e a inteligência artificial promovendo seus 4 pilares reflete positivamente nos resultados da sua organização e promove seu diferencial competitivo no segmento de atuação.
Para saber mais sobre inovação, mudanças e desafios,baixe o nosso e-book gratuito e entenda como a transformação digital impacta o mercado financeiro.