Com processos mais ágeis, menos burocracias e maior transparência, a digitalização do consórcio vem transformando a maneira como administradoras operam essa modalidade de crédito e se relacionam com clientes.
A modernização trazida com a virtualização das operações no setor tem levado as empresas a redefinir seus parâmetros tecnológicos para se adaptar ao novo cenário digital. Tecnologias como assinaturas eletrônicas, IA para análise de crédito, automação e plataformas digitais são cada vez mais integradas às operações, garantindo mais comodidade, eficiência e segurança aos processos, além de facilitar a comunicação entre consorciados e administradoras.
Mas, como esse movimento transformador tem revolucionado o setor de consórcio? Quais benefícios e desafios as empresas podem ter com a digitalização do consórcio? Como as administradoras podem se adequar a essa nova realidade e garantir uma experiência mais fluida aos seus clientes? Continue lendo e saiba mais!
Por que digitalizar as operações de consórcio?
O mercado de consórcio segue registrando um crescimento significativo em números de adesões no Brasil. Em 2024 foram cerca de 4,49 milhões de adesões a essa modalidade de crédito, superando os 4,18 milhões de cotas vendidas em 2023.
Essa expansão não apenas reforça sua solidez entre as inúmeras linhas de crédito disponíveis para aquisição de bens, como evidencia a necessidade das administradoras em digitalizar suas operações para atender as novas demandas de mercado e elevar sua competitividade.
Com a digitalização do consórcio, as empresas que atuam no setor podem automatizar etapas como o onboarding e a validação de documentos, garantindo mais agilidade aos processos e reduzindo o tempo gasto com cadastros, análises e aprovações de crédito.
Além disso, o uso de plataformas digitais no ramo de consórcio auxilia em processos críticos como renegociação de dívidas, conferindo um atendimento ágil e boas condições de pagamento, o que favorece a quitação de dívidas e diminui o risco de inadimplências.
Digitalizar operações de consórcio também confere às administradoras outras vantagens competitivas, como:
- Mais eficiência operacional e produtividade;
- Personalização no atendimento;
- Maior transparência em cada etapa do consórcio;
- Redução de custos operacionais.
A integração de soluções como assinatura eletrônica e recursos de autenticação digitais também eleva a segurança das operações em consórcios, minimizando os riscos de fraude e garantindo maior confiabilidade aos processos. Para administradoras, isso significa mais controle e eficiência na gestão dos consorciados.
Desafios da digitalização do consórcio
A digitalização do consórcio tem proporcionado inúmeros benefícios ao setor como agilidade, segurança, além de um atendimento eficiente e personalizado. Contudo, essa transformação também envolve alguns desafios para as administradoras.
Um dos principais consiste na adaptação ao novo cenário digital e uso dos dados como um diferencial estratégico para o negócio. Por ser um meio que por muito tempo operou de forma analógica, as empresas ainda sentem dificuldade em processar com agilidade o volume de dados que geram diariamente.
Consequentemente, isso dificulta a obtenção de insights para personalizar ofertas alinhadas ao perfil de cada cliente, prever resultados e tendências, bem como promover outras melhorias que contribuem para melhorar a satisfação dos clientes e o crescimento do negócio.
Outro desafio inclui a necessidade de investimento em tecnologias e ferramentas que viabilizam essa transformação com agilidade e confiança, como softwares de gestão, plataformas digitais e inovações dedicadas a segurança da informação, por exemplo.
A digitalização do consórcio também exige das empresas a adoção de sistemas integrados, com padrões de interoperabilidade e adaptação às regulamentações vigentes, pois são fatores que maximizam a eficiência, transparência e segurança das operações no setor.
Consórcio Digital: a solução completa para digitalizar suas operações
Mais do que uma tendência, a digitalização do consórcio representa um passo indispensável em meio a um cenário cada vez mais digitalizado, simplificando desde a adesão a grupos de consórcio, até a contemplação e aquisição de bens.
Administradoras que aderem a digitalização conquistam posições de destaque no mercado, atraindo novos clientes e reduzindo seus custos. Se sua empresa ainda não passou por essa transformação, este é o momento ideal para iniciar.
Para auxiliar as empresas nesse processo a Evertec + Sinqia lançou o Consorcio Digital, uma plataforma que contempla tecnologias avançadas e tendências do mercado para acelerar a digitalização de todas as etapas do consórcio, desde a adesão, até a contemplação do bem, com total eficiência e segurança jurídica.
Fale com nossos especialistas e descubra como o Consórcio Digital pode ajudar sua empresa a escalar operações de consórcio no meio digital, garantindo mais eficiência e uma melhor experiência para seus consorciados.